O Brasil encerrou o ano de 2023 com um crescimento sólido de 2,9% em seu Produto Interno Bruto (PIB), alcançando R$ 10,9 trilhões, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostra que o setor agropecuário foi o grande protagonista do avanço, registrando um crescimento expressivo de 15,1%.
Ainda segundo IBGE, a agropecuária despontou como um dos principais impulsionadores da economia brasileira em 2023. O setor agrícola apresentou um desempenho importante, impulsionado pelo aumento da produção e ganhos significativos de produtividade, especialmente na atividade da agricultura. O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE) apontou que culturas como soja e milho alcançaram produções recordes, com incrementos de 27,1% e 19,0%, respectivamente, na série histórica.
Entretanto, alguns segmentos agrícolas enfrentaram desafios, com quedas na estimativa de produção anual, como no caso do trigo (-22,8%), laranja (-7,4%) e arroz (-3,5%).
Além do desempenho da agropecuária, o setor industrial registrou um aumento de 1,6%, enquanto os serviços apresentaram uma elevação de 2,4% no mesmo período.
No último trimestre de 2023, o PIB avançou 2,1%, marcando o 12º resultado positivo consecutivo nessa base de comparação. A indústria foi o principal motor desse crescimento, com um avanço de 2,9%, seguido pelos serviços, que cresceram 1,9%.