Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam na MS-156 na tarde da quinta-feira (1º/02), em Amambai, três homens que seguiam com porções de maconha em um ônibus de passageiros, que faz o itinerário Ponta Porã a Guaíra.
Os militares realizavam um bloqueio policial para fiscalização na rodovia, área rural do município e perceberam a agitação dos três passageiro que estavam ao fundo do coletivo, sendo que um deles tentou se livrar de três invólucros da droga. Questionados sobre o produto ilícito limitaram-se a dizer que compraram na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero.
Com o primeiro passageiro preso estavam 105 gramas de maconha; com o segundo, 510 gramas e, com o terceiro, 250 gramas. A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil em Amambai, juntamente com os três homens presos e as 865 gramas de maconha. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 2 mil.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e da Operação Ágata Fronteira Oeste II, em parceria com o Exército Brasileiro.
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.