25.4 C
Amambai
domingo, 24 de novembro de 2024

Novas cultivares de soja chegam ao mercado

A nova soja BRS 1056IPRO vem superando os rendimentos das melhores cultivares

A Embrapa soja e a Fundação Meridional anunciam o lançamento de duas novas cultivares de soja, BRS 1056IPRO e BRS 1064IPRO, no mercado na safra 2023/2024. Estas variedades transgênicas são notáveis pelo seu potencial produtivo, características de sanidade e pela incorporação da tecnologia Intacta RR2PR. Ambas possuem tolerância ao herbicida glifosato, facilitando o controle de plantas daninhas, e e também agrega resistência a algumas lagartas (um gene Bt cry1Ac).

A BRS 1056IPRO destaca-se pela sua alta performance produtiva, superando as principais cultivares disponíveis no mercado em regiões de cultivo indicadas. Além disso, apresenta estabilidade de produção, resistência ao acamamento, tipo de crescimento indeterminado e ciclo precoce. Quanto à sanidade, é resistente às principais doenças da soja, sendo indicada para diversas regiões edafoclimáticas (RECs), incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná (RECs 102 e 103) e São Paulo (REC 103). Henrique Menarim, responsável técnico da Menarim Sementes, de Ventania (PR), avalia que a BRS 1056IPRO concorre diretamente com um dos principais materiais mais plantados no Paraná. Comparativamente, ele observa que a cultivar recém-lançada apresenta a vantagem da antecipação do plantio. 

A cultivar BRS 1064IPRO, também lançada nesta safra, demonstra excelente desempenho produtivo, estabilidade e adaptação em diferentes condições e registra ótimo desempenho também na abertura de plantio, que é um atrativo para produtores interessados no cultivo do milho segunda safra. Indicada para estados como Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de outras regiões específicas, apresenta ampla janela de semeadura e resistência a diversas doenças, principalmente à podridão radicular de Phytophthora, além de nematoides de galha e cisto (raça 3). Produtores que testaram a BRS 1064IPRO registraram experiências positivas, destacando sua produtividade e sanidade.

A Embrapa Soja e a Fundação Meridional lançarão as cultivares na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, durante o Show Rural Coopavel, de 5 a 9 de fevereiro de 2024, em Cascavel (PR), evento que marca o início do calendário de feiras agropecuárias brasileiras. Em 2023, o evento contou com 600 expositores, 384.122 visitantes e movimentou 5 bilhões de reais em volume de negócios.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de novembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete