Vilson Nascimento
Amambai tem sido destaque de um ano pra cá na arbitragem sob o comando do experiente árbitro Hélio Gavilan, conhecido popularmente por Zorro.
Ele faz parte do quadro de árbitro das federações dos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul, além de integrar a equipe da AAFA (Associação dos Árbitros de Futebol de Amambai).
Por conta de sua experiência no exercício da função, Zorro tem ajudado a elevar o nome da arbitragem e de Amambai em jogos de alto nível em toda a região.
Nesse final de semana, juntamente com a equipe da AAFA, Zorro atuou na cidade de Jutí, da arbitragem, de um dos maiores eventos de futsal masculino da região, competição que reuniu pelo menos 16 equipes de alto nível técnico.
Segundo Gavilan os trabalhos de arbitragem na cidade de Jutí tiveram início às 8h30 da manhã no ginásio de esportes local e se estenderam até às 20h.
“Amambai tem melhorado no senário regional no que diz respeito a arbitragem. Temos novos árbitros se preparando para trabalhar junto a AAFA que hoje é uma importante escolinha de árbitros”, destacou Gavilan ao enfatizar que ele próprio tem convidado novas pessoas para engrossar o quadro de árbitros em condições de atuar em competições em Amambai e toda a região.
Além de árbitro, Hélio Gavilan, o “Zorro”, desenvolve um brilhante trabalho no campo social ao manter, em Amambai, uma escola de futebol que oferece treinamento gratuito para crianças e adolescentes nas vilas e aldeias do município.
Zorro destaca importância do esporte para promover saúde, cidadania, disciplina e a convivência entre as pessoas de diferentes classes sociais e segmentos da sociedade.
Segundo o árbitro e treinador, no próximo dia 4 de fevereiro ele atuará, juntamente com os demais membros de arbitragem, de outro evento reunindo as 16 melhores equipes de futsal da região, desta vez na categoria feminina.