Veja abaixo indicações apresentadas por Dr. Odil no 2º semestre deste ano
Com o objetivo de prestar contas à sociedade local em relação ao seu trabalho frente ao parlamento municipal, o vereador Dr. Odil Puques apresentou um balanço, destacando as principais indicações apresentadas no decorrer do segundo semestre de 2023 durante sessões da Câmara Municipal, em Amambai.
São demandas apresentadas a ele por moradores, entidades e segmento de classes de várias áreas. “Durante nossas tradicionais andanças pela cidade mantemos contato direto com a população, sempre ouvindo sugestões e as principais demandas dos moradores, comerciantes e representantes de entidades. Após colhermos essas sugestões e demandas, transformamos em indicações para formalizar o pedido de solução ao Poder Executivo ou aos órgãos competentes”, informou Dr. Odil Puques, que além de vereador também é advogado, em Amambai.
Veja as principais indicações apresentadas por Dr. Odil no 2º semestre
Por meio de indicação parlamentar apresentada durante a sessão da Câmara Municipal da segunda-feira, 14 de agosto, o vereador Dr. Odil Puques (PP) pediu ao Executivo a modernização do sistema de iluminação pública nas ruas e avenidas da cidade, em Amambai.
Na proposição destinada ao prefeito, Dr. Edinaldo Bandeira, o parlamentar solicita ao chefe do Executivo Municipal, a implantação de luminárias de Led de 50w, 70w, 100w e de 150w.
Benefícios para aldeias indígenas
Uma indicação apresentada durante a sessão da Câmara Municipal da segunda-feira, dia 21 de agosto, pelo advogado e vereador Dr. Odil Puques, destinada ao presidente do TRT, Desembargador Dr. João Marcelo pede a destinação, por parte do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª região, de computadores compostos também de telas de monitores de vídeo, teclados e mouses e aparelhos de ar-condicionado para equipar escolas indígenas, em Amambai.
Na indicação Dr. Odil Puques pede a destinação de 10 microcomputadores completos e 3 equipamentos de ares-condicionados Split de 12.000btus para a Escola Municipal Polo Indígena Mbo’Erenda Ypyeyndy, que segundo o parlamentar atende 328 alunos da comunidade pertencente a região da Aldeia Amambai, 10 microcomputadores e 2 equipamentos de ares-condicionados Split 36.000 btus, para atender a Escola Municipal Polo Indígena Mbo’Erenda Tupã I Ñandeva, que atende 546 alunos da comunidade indígena pertencente a região da Aldeia Limão Verde.
Instrumentos para Banda Mirim
O vereador, Dr. Odil Puques (PP) apresentou uma indicação ao Executivo Municipal durante a sessão da Câmara da segunda-feira, 28 de agosto, pedindo a aquisição de novos instrumentos para equipar a Banda Mirim, em Amambai.
Na indicação, destinada ao prefeito do município, Dr. Ednaldo Bandeira, o vereador, que é advogado de profissão, ressalta que os equipamentos deverão ser adquiridos por meio da Secretaria de Assistência Social através de licitação de empresas devidamente constituídas, para escolha das propostas de menor preço por item.
Kits de manutenção para associações de moradores
Com o objetivo de colaborar com a direção das entidades no sentido de manter a limpeza de suas sedes sociais, o vereador Dr. Odil Puques (PP) está buscando junto ao Poder Executivo, a distribuição gratuita de kits de manutenção para as associações de moradores da cidade, em Amambai.
A indicação com o pedido dos kits compostos por rastelo, roçadeira, vassouras e carrinho de mão, a popular “carriola”, foi apresentada pelo vereador durante a sessão da Câmara Municipal de Amambai da segunda-feira, dia 11 de setembro.
Anestesista morando na cidade
Por meio de indicação apresentada durante a sessão da Câmara Municipal da segunda-feira, dia 18 de setembro, o vereador Dr. Odil Puques pediu ao Executivo Municipal a contratação de um médico ou médica anestesista que necessariamente resida na cidade, em Amambai.
Segundo Dr. Odil, que é advogado por profissão, hoje Amambai conta com um Hospital Regional equipado e com estrutura que permitem vários tipos de intervenções cirúrgicas e o objetivo de se ter um anestesista ou uma anestesista residindo na cidade é uma segurança a mais para a população no que diz respeito a um atendimento rápido e eficiente em casos de necessidades extremas.
Contratação de otorrinolaringologista
Preocupado em melhorar cada vez mais o atendimento à saúde para a população do município, o vereador Dr. Odil Puques, pediu a contratação, por parte da prefeitura, de um médico na especialidade de otorrinolaringologista para atender na rede pública de saúde, em Amambai.
O pedido foi formalizado pelo vereador junto ao Executivo Municipal por meio de indicação parlamentar apresentada durante sessão da Câmara Municipal de Amambai no mês de setembro.
Ao justificar a matéria apresentada Dr. Odil Puques ressalta que a indicação tem a finalidade de sugerir a contratação desse tipo de profissional especialista considerado tão importante para atender pacientes com diagnósticos de doenças dos ouvidos, nariz, garganta, laringe e pescoço.
Pintura de prédios públicos
O advogado e vereador, Dr. Odil Puques, encaminhou ao Poder Executivo, por meio de indicação apresentada durante a sessão da Câmara Municipal da segunda-feira, dia 2 de outubro, pedido para a realização de reparos, manutenção e pintura dos prédios públicos pertencentes à prefeitura, em Amambai.
Ao justificar o pedido Dr. Odil ressalta que reparos, manutenção e a pintura das edificações, além de protegerem a estrutura patrimonial, higienizam os ambientes e contribuem para com a saúde dos servidores e usuários, protegendo de qualquer incidente com possíveis problemas respiratórios.
Biblioteca física na Flávio Derzi
Por meio de indicação presentada durante a sessão da Câmara da segunda-feira, 16 de outubro, o vereador Dr. Odil Puques solicitou ao Executivo Municipal a construção de uma sala para instalação de uma biblioteca física na Escola Municipal Flávio Augusto Derzi, localizada na Vila Limeira, a vila mais populosa da cidade, em Amambai.
Ao justificar o pedido, Dr. Odil destacou que a biblioteca é de suma importância para a comunidade escolar.
Sarau Cultural em escolas e entidades
Com o objeto de incentivar a participação, por parte da comunidade como um todo, ao hábito da leitura, da arte e da cultura, o vereador Dr. Odil Puques está buscando junto ao Poder Executivo, a implantação do projeto “Sarau Cultural” no âmbito de todas as escolas municipais e entidades do município, em Amambai.
A indicação com o pedido da implantação do projeto, que também foi assinada por outros seis vereadores, foi apresentada durante a sessão da Câmara Municipal da segunda-feira, dia 23 de outubro e teve como destinatários o prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Bandeira, a secretária municipal de educação, Zita Centenaro e a gestora de arte e cultura da Prefeitura de Amambai, Alessandra Tavares.
“O Sarau Cultural é uma forma de expressão artística que tem ganhado cada vez mais espaço na cultura brasileira. Esses eventos reúnem artistas e público em um ambiente descontraído e intimista, onde a música, a poesia e outras manifestações culturais, como peças teatrais são compartilhadas”, informou Dr. Odil Puques ao destacar que com o Sarau Cultural as famílias poderão ter mais uma opção para descontração, informação e laser.
Mudança do regime jurídico dos ACS e ACE
Com o objeto de atender a uma demanda de longa data das duas categorias, o advogado e vereador Dr. Odil Puques apresentou uma indicação destinada ao prefeito do município, Dr. Edinaldo Bandeira, pedindo a realização, por meio da Procuradoria Geral da prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde, de um estudo com o objetivo de elaborar e encaminhar para a Câmara Municipal um projeto de lei fazendo a transmudação do regime celetista para o regime jurídico único, ou seja, estatutário, dos agentes comunitários de saúde e agentes comunitários de endemias, em Amambai.
“Todos os funcionários pertencentes a esses dois quadros passaram por um concurso público na forma de processo seletivo e são considerados essenciais para a prevenção e cuidados na estratégia de Saúde da Família, bem como na estrutura da vigilância epidemiológica e ambiental”, destacou Dr. Odil Puques em parte de sua justificativa da matéria, que foi apresentada em plenário durante a sessão da Câmara Municipal de Amambai do dia 30 de outubro.
Busca por fomento ao turismo
Com o objetivo de incentivar a prática do turismo, contribuindo para, além de divulgar as belezas naturais e culturais, fomentar a geração de empregos bem como fortalecimento do comércio e a economia do município, o advogado e vereador Dr. Odil Puques está buscando recursos para investimentos no setor, em Amambai.
Na sessão da Câmara Municipal da segunda-feira, 6 de novembro, o vereador apresentou uma indicação destinada ao deputado federal Vander Loubet, líder da bancada de Mato Grosso do Sul na Câmara dos Deputados, em Brasília, pedindo a intervenção do parlamentar junto a Itaipu Binacional com o objetivo de destinar recursos disponíveis da empresa para fomentar do setor do turismo, em Amambai.
Reparo da rede elétrica no Mangay
Com o objetivo de garantir maior conforto aos moradores, proporcionando inclusive melhores condições de segurança para a comunidade local, o vereador Dr. Odil Puques está buscando junto ao Executivo Municipal, a total reparação do sistema da rede elétrica e iluminação pública da Vila Mangay, em Amambai.
A indicação com pedido pela realização da reparação em toda a rede elétrica como manutenção das luminárias e trocas das lâmpadas, foi apresentado durante a sessão da Câmara Municipal da segunda-feira, dia 20 de novembro.
Ao justificar a matéria Dr. Odil enfatizou que todo o sistema de rede elétrica do referido bairro está necessitando com urgência de um serviço amplo de manutenção.
Parte no Córrego Areião
Com o objetivo de contribuir para a restauração e preservação das reservas ambientais ali existentes, bem como transformar efetivamente em uma espécie de patrimônio cultural do município, levando em conta a sua representatividade, principalmente para geração passadas, o advogado e vereador, Dr. Odil Puques está buscando apoio junto ao Executivo Municipal e ao deputado federal Geraldo Resende para a criação de um Parque Linear as margens do Córrego Areião, em Amambai.
O Córrego Areião, que margeia de ponta a ponta o perímetro urbano de Amambai pela região oeste é protagonista de muitas histórias, principalmente por parte de amambaienses de gerações passadas que, quando crianças, tinham o referido córrego como uma área de lazer para tomar banho e brincar.
O pedido do vereador pela criação do Parque Linear as margens do Córrego Areião foi formalizado por meio de indicação parlamentar destinada ao prefeito, Dr. Edinaldo Bandeira e ao deputado federal Geraldo Resende, que poderá contribuir com destinação de emenda para tal finalidade, apresentada durante a sessão da Câmara Municipal de Amambai da segunda-feira, dia 13 de novembro.