Por intermédio do Vereador Paulo Campos, o homenageado a receber o título de Cidadão Honorário Sapucaiense 2023 foi o senhor João Flor, o seu “ Macena”.
HISTÓRICO:
João Flor nasceu em 06 de maio de 1936 no estado de Pernambuco, chegou em Coronel Sapucaia no ano de 1956, casou-se com Lacenir Garcia Flor e constituiu família com 4 filhos, Maria Catarina Flor Pereira, Maria Cristiane Flor Pereira, Maria Eliane Flor Garcia e Antônio Carlos Garcia Flor.
João Flor é pecuarista e conta que um dos fatos importantes é que quando chegou em Coronel Sapucaia não havia produção de gado e lavoura, somente de erva-mate, onde era transportada para Ponta Porã em carro de boi.
Residir em Coronel Sapucaia significa para seu João uma vida de muita luta, trabalho e recompensa, onde reside com muito orgulho até os dias de hoje.
João Flor relata algumas realizações importantes da época, como a vinda de energia elétrica, o comércio que foi se expandindo e lembra que no início havia somente uma farmácia, não tinha hospital, mas desde essa época já tinha a presença do Dr Carlos que sempre estava pronto para ajudar a população.
De 1952 até agora João conta que Coronel Sapucaia mudou muito, que havia somente uma rua, casas de sapé, e mercado tinha somente três e bem pequenos, não tinha recursos de saúde, a energia era mantida por um gerador que quando dava meia noite tudo de apagava. Quem cuidava da cidade era um oficial de justiça (Pedro Marcos), distrito, não tinha recursos próprios, quando precisava de algo tinham que recorrer a cidade vizinha de Amambai.
Pode afirmar que a cidade mudou muito e para melhor, então o que ele deseja para Coronel Sapucaia é que continue crescendo cada dia mais e que sempre tenhamos essa cidade acolhedora com pessoas boas.