25.8 C
Amambai
sábado, 23 de novembro de 2024

Câmara de Coronel Sapucaia concede o título de Cidadão Honorário ao padre Angel Casabon Vicente

Através de uma indicação da Câmara Municipal de Coronel Sapucaia, o homenageado a receber o título de Cidadão Honorário Sapucaiense 2023 foi o Reverendo Padre Angel Casabon Vicente.

HISTÓRICO:

Padre Angel Francisco Casabon Vicente, nascido em 8 de novembro de 1951 na cidade de Zaragoza, na Espanha, veio para Coronel Sapucaia em 4 de dezembro de 2014. Sacerdote e religioso do Instituto do Verbo Encarnado, é Pároco da Paróquia Imaculada Conceição, tendo como filhos espirituais todos os moradores de Sapucaia.

Padre Angel descreve que o fato de residir em Coronel Sapucaia se deve exclusivamente à vontade de Deus. Ele foi destinado por seus superiores para continuar o trabalho pastoral do Padre Marcos, in memoriam, e que descanse em paz.

Para ele, Sapucaia significa um campo de batalha no qual Deus vai derrotar seus inimigos, não com as armas, mas com a força invencível do amor. Um pequeno deserto que Deus quer transformar numa terra que brote leite e mel. Uma nova família que Deus lhe entregou há nove anos, da qual se sente responsável como um pai e como padre.

Quanto às principais realizações na cidade, além das reformas realizadas no templo paroquial (teto, equipamentos de som novos, presbitério, forro interior e no salão paroquial forro interno), construção da Capela Imaculado Coração de Maria na Vila Industrial, iniciou a Cooperativa PRODESIN (Produtora de Desenvolvimento Integral) para fomentar a Agroindústria Familiar, criou a livraria paroquial e pegou a programação da Rádio JFM – 105,6. Também criou a rádio comunitária “Veritas Instituto de Comunicação”, ainda em gestão administrativa.

Sobre o que ele deseja para Coronel Sapucaia:

Deseja que Coronel Sapucaia e sua região deixe de ser a cidade mais delitiva de todo Brasil, para chegar a ser a terra prometida que produza o leite do progresso temporal e o mel do temor-amor de Deus.

Deseja que nesta região se cumpra o projeto inicial de Deus ao criar ao homem: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a…” (Gen 128).

Deseja que todos os moradores vivam o famoso “Semâ Israel” = “Escuta Israel”: “Iahweh nosso Deus é o único Senhor. Portanto, amarás a Iahweh teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua força” (Deut 64-5).

Deseja que todos os moradores tenham inteligência suficiente para eleger a vida-felicidade e não a morte-desgraça, segundo o aviso de Deus: “Se ouves os mandamentos de Iahweh teu Deus, que hoje te ordeno, amando a Iahweh teu Deus, andando em seus caminhos e observando seus mandamentos, seus estatutos e normas, viverás e te multiplicarás. Iahweh teu Deus te abençoará… Contudo, se o teu coração se desviar e não ouvirdes, e te deixares seduzir e te prostrares diante de outros deuses e os servires, eu hoje vos declaro: é certo que perecereis…!” (Deut 3016-17).

Deseja que todas as crianças e adolescentes nasçam e cresçam em famílias constituídas por um pai e uma mãe santamente unidos pelo sacramento do matrimônio; em lares nos que possam respirar um clima de amor, respeito, paz, alegria e temor-amor de Deus. Em lares onde reine a alegria que nasce do espírito de trabalho, de diálogo e convivência singelas, da prática da oração em família, da ordem e da disciplina.

Deseja que os jovens vivam intensamente a vida praticando as virtudes morais-naturais da laboriosidade: estudo e trabalho esforçado; da responsabilidade; da honestidade e da sociabilidade; e as virtudes sobrenaturais da castidade e da piedade para com Deus. Jovens saudáveis de corpo e alma: Jovens esportistas que fogem como da peste da vida apoltronada no ócio e no vício. E desse modo se preparem para formar famílias santas, que saibam educar os filhos com sua palavra e com seu exemplo; que sejam células vivas de uma sociedade viva que caminha firme no progresso natural e sobrenatural.

Deseja que todos os moradores tenham uma moradia digna, um atendimento atento e competente de sua saúde física e um trabalho e que todos os moradores queiram trabalhar honradamente, sem se prostituir em vícios destrutivos da pessoa, da família e da sociedade, como o narcotráfico, a prostituição ou a roubalheira.

Deseja uma Coronel Sapucaia que quando o mundo olhar para ela possa dizer: “Que grande é o Deus desta cidade que foi capaz de fazer o milagre de sua transformação”.

Deseja uma Coronel Sapucaia em que todas as famílias encerrem seu dia, reunidos ao redor de sua Mãe do céu rezando o terço, para lhe agradecer por termos dado a Jesus Cristo, nosso Salvador.

Deseja uma Coronel Sapucaia que, com sua vida, possa denunciar o erro e a ignorância do mundo todo, que confunde tudo em uma confusão demoníaca. E assim tergiversa aquelas palavras do humilde marceneiro de Nazaré: “Amai-vos uns aos outros…”, por “Armai-vos uns contra os outros…”, expulsando a paz do mundo, e convertendo o paraíso que saiu das mãos de Deus, no primeiro degrau do inferno que temos agora.

Deseja que todos trabalhemos juntos, passando por cima de interesses mais ou menos egoístas e mesquinhos, de suscetibilidades infantis e comodismos destrutivos, para que DEUS POSSA FAZER SEU PROJETO DIVINO SOBRE TODOS NÓS. Que assim seja.

Padre Angel agradece aos nove vereadores por sua Indicação ao Título de Cidadão Honorário Sapucaiense e que Deus os abençoe.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de novembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete