Realizado nos dias 4 e 5 de dezembro, o sucesso do programa destaca-se pelo impulso às exportações
Na 12ª edição do programa Exporta Mais Brasil, conduzido pela ApexBrasil e sediado no Vale do São Francisco (PE), produtores nacionais de frutas e compradores internacionais participaram de negociações expressivas. O evento em Petrolina (PE), conhecida pela fruticultura, resultou em transações totalizando R$ 14.750 milhões, originadas em 90 reuniões entre 12 empresas brasileiras e seis compradores de seis países.
Realizado nos dias 4 e 5 de dezembro, o sucesso do programa destaca-se pelo impulso às exportações brasileiras em diversos setores econômicos. Doze produtoras, incluindo cooperativas e indústrias de São Paulo (2), Espírito Santo (1), Bahia (1), Ceará (2) e, principalmente, Pernambuco (6), foram selecionadas com o apoio da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), parceira da ApexBrasil no projeto setorial Frutas do Brasil.
Elas se reuniram em Petrolina com um grupo de seis compradores internacionais provenientes do Chile, Holanda, Espanha, República Tcheca, Estados Unidos e Rússia. Além das rodadas de negócios, que possibilitaram acordos imediatos e a criação de contatos para vendas futuras, a agenda incluiu visitas técnicas a polos de produção e fazendas locais, entre outras atividades.
Um encontro como este é muito importante porque possibilita que os importadores possam conhecer in loco a nossa realidade, do processo produtivo das nossas frutas. Além disso, nos possibilita conhecer novos importadores com os quais a gente ainda não trabalhava, aumentando assim nossos contatos comerciais”, destacou Luca Ballalai, diretor de Exportação da Grand Valle, uma das produtoras participantes.
Fonte: Agrolink