26 C
Amambai
domingo, 24 de novembro de 2024

Plataforma disponibiliza dados sobre a cadeia leiteira

A expectativa é que os dados da plataforma possam subsidiar a revisão de regulamentos técnicos

A Embrapa Gado de Leite, em conjunto com diversas instituições de ensino e pesquisa, anunciou o lançamento da plataforma do Observatório do Leite Orgânico, resultado de um projeto de pesquisa em andamento. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a plataforma concentra dados relevantes para os setores produtivos, oferecendo informações como histórico de produtores certificados, localização de unidades de produção e processamento, perfil produtivo e ambiental de sistemas de produção, além de detalhes sobre o mercado consumidor. Ela também apresenta informações sobre a produção orgânica de leite e mapeia os pontos de venda de lácteos orgânicos em todo o Brasil.

O Observatório do Leite Orgânico foi desenvolvido em colaboração com o Instituto Federal Sudeste Minas Gerais (IF Sudeste MG), Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Solos, Embrapa Agrobiologia, Embrapa Cerrados, Embrapa Milho e Sorgo, com o apoio da Associação de Produtores de Leite (Abraleite) e do Instituto Brasil Orgânico, sendo coordenado pela Embrapa Gado de Leite.

O leite orgânico é produzido em um sistema gerido como um “organismo agrícola”, seguindo técnicas alinhadas aos princípios da agricultura orgânica e regulamentadas por normas específicas que buscam a integração entre produção vegetal e animal, equilíbrio do ecossistema, desenvolvimento econômico e maximização dos benefícios sociais. A produção e o processamento do leite orgânico são regulamentados pela Lei dos Orgânicos, garantindo qualidade e rastreabilidade por meio do selo “Produto Orgânico Brasil”.

A plataforma reúne dados essenciais para o setor, como o número e a localização de produtores de leite orgânico registrados no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos do Ministério da Agricultura, desde 2016. Além disso, permite localizar fornecedores de insumos, indústrias processadoras e canais de comercialização de lácteos orgânicos, como feiras, mercados e vendas online.

O Observatório oferece também estudos e análises, incentivando interações para gerar inteligência estratégica e territorial para os diversos segmentos da cadeia produtiva. A expectativa é que os dados possam auxiliar na revisão de regulamentos técnicos e na formulação de políticas públicas voltadas para o segmento. A plataforma está disponível gratuitamente para acesso.

Fonte: Agrolink

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de novembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete