22.6 C
Amambai
sábado, 21 de setembro de 2024

Os que são de Cristo Renunciam ao Pecado – Reflexão – por Eloir Vieira

2022-12-07 13:47:39

Os que são de Cristo Renunciam ao Pecado - Reflexão - por Eloir Vieira

Seguir Jesus, tem um preço; andar com Cristo, tem condição: Renunciar ao pecado!

O que é crucificar a carne com suas paixões e concupiscências? Para saber, recorremos aos textos bíblicos e não à nossa própria sabedoria humana! Os que são de Cristo, são guiados pelo Espírito Santo e não pelos desejos da nossa carne pecaminosa: “Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne” (Gl 5.16).

 

Há uma luta interior entre o Espiritual e o carnal na vida de cada pessoa. Para sermos vencedores em Cristo Jesus, precisamos nos esforçar para não ceder às paixões e desejos da nossa carne: “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis” (Gl 5.17). 

 

O pecado mora na nossa carne decaída, e insiste em nos dominar: “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem” (Rm 7.18). Quando recebemos Cristo, seu Espírito nos transforma em uma nova pessoa: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2ªCo 5.17).

 

Sem renúncias, sem Reino: “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus” (Gl 5.19-21).

 

Andar em Espírito é vida com Deus; obedecer ao pecado é morte eterna: “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte” (Tg 1.14,15). “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6.23). 

 

Quem nos santifica é Cristo (1ªCo 6.11). Se somos de Cristo, estamos santificados, não andamos mais em pecados: “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus” 1ªCo 6.9,10).

 

O Espírito Santo convence o homem do pecado, justifica, regenera e santifica o homem para que veja o Senhor, e esteja para sempre com Ele: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14). “Qualquer que permanece nele não vive pecando; qualquer que vive pecando não o viu nem o conheceu” (1ªJo 3.6). “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo?” (Tg 2.14); “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma” (Tg 2.17). Pela fé, renunciamos ao pecado e vivemos em comunhão com Cristo, praticando as boas obras da fé! Deus abençoe!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 20 de setembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete