22.6 C
Amambai
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Podemos ser salvos sem se arrepender? – Por Eloir Vieira

2022-07-06 13:43:29

Podemos ser salvos sem se arrepender? - Por Eloir Vieira

A vontade de Deus é que ninguém se perca, mas, que todos se arrependam para serem salvos! A salvação está disponível para todos os seres humanos, gratuitamente, porque Deus já liberou o perdão por meio do sacrifício do seu Filho Jesus Cristo! Entretanto, o homem tem a prerrogativa de escolher onde ele quer passar sua eternidade. O ser humano foi criado por Deus com vontade própria; ele escolhe e decide o que quer fazer!

 

Desde o início é assim; no jardim do Éden, Deus plantou a árvore, que representa o conhecimento do bem e do mal, pertencente somente a Deus; e alertou a Adão, que não comece do seu fruto para que não morresse, no entanto, não impediu o homem de transgredir ao seu mandamento! O primeiro casal de humanos, decidiu por conta própria, comer do fruto proibido e arcou com as consequências da sua decisão (Gênesis, capítulos 2 e 3). E como Deus havia dito, aconteceu; o homem morreu!

 

Por causa da desobediência do homem, entrou o pecado no mundo, e cada ser humano traz consigo a natureza pecaminosa, sendo assim destituído da glória de Deus (Rm 3.23). No capítulo 4 de Gênesis, vemos Deus intervindo novamente; alertando o primeiro filho de Adão e Eva, que o pecado estava no seu coração, e que competia a ele dominar sua ira e sua maldade. Deus sabia que Caim estava planejando matar seu irmão Abel, o segundo filho do primeiro casal de humanos. O resultado foi que Caim fez como seu pai, rejeitou o alerta de Deus e assumiu a culpa, matando o seu irmão!

 

Deus, em sua infinita misericórdia, amou o mundo de tal maneira, a ponto de dar seu Filho unigênito em sacrifício para salvar toda a humanidade; a salvação é um presente de Deus; é um indulto, um perdão ao homem por seus pecados cometidos! No entanto, como o homem tem sua prerrogativa de escolher o que quer, cabe a ele aceitar o presente de Deus ou não! É por isso que, o ser humano faz o que quer da sua vida; ele escolhe ser do bem ou do mal; amar o próximo, ou não; crer e se arrepender ou não!

 

Como o homem tem o direito de escolher, Jesus disse: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Mc 16.16). “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (Jo 3.18); “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” (Jo 3.36). Ao crer em Jesus, a pessoa reconhece que é pecador, e decide se arrepender dos seus pecados. Arrependimento significa mudança de comportamento (Ef 4.28).

 

Conclusão: A salvação está disponível gratuitamente aos que crerem, bastando para isso se arrependerem, mudando o seu estilo de vida, seu comportamento: “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam” (AT 17.30). A escolha é nossa! Qual é a sua escolha?

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 20 de setembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete