33.6 C
Amambai
quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Qual a importância do batismo? – Por Eloir Vieira

2018-11-30 08:59:00

Por que devemos passar pelo batismo nas águas? Porque é um mandamento de Jesus! Ele determinou assim: “Portanto, ide, ensinais todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19).  Essa formalidade deve ser exercida para então, O Senhor Jesus remover os pecados da pessoa e justifica-la junto ao Pai: “Apareceu João Batizando no deserto e pregando o batismo de arrependimento, para remissão de pecados” (MC 1.4). Assim cumpre-se a profecia: “Voz do que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus” (Is 40.3). O batismo com a confissão significa preparar o coração para receber Jesus!

Desde o início, a partir de João Batista, um servo de Deus, prega o evangelho e batiza com água os que creem e confessam Jesus como seu Salvador e Senhor; tanto jovens como velhos: “E toda a província da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados” (Mc 1.5). A salvação é de graça, mas tem regras a serem cumpridas pelos pecadores. Primeiro um discípulo batiza com água, que é a manifestação publica do pecador se entregando para Jesus. Depois, Jesus, batiza o pecador arrependido com o Espírito Santo: “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mt 3.11). “Eu, em verdade, tenho vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo” (Mc 1.8).

O batismo ensinado na Bíblia e exemplificado por Jesus e seus discípulos, necessita de um rio, ou lago ou uma piscina com água suficiente para que o batizado seja mergulhado totalmente na água. Jesus entrou no rio Jordão para ser batizado por João Batista: “Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galileia e por João foi batizado no rio Jordão” (Mc 1.9). Certo homem, etíope eunuco – alto oficial de Candace, servo da rainha dos etíopes, superintendente de todo o seu tesouro, apesar de ser um religioso, frequentador do Templo ainda não tinha passado pelo batismo nas águas. Foi então, evangelizado e batizado pelo evangelista Filipe: “Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado?” (At 8.36). “Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco” (38). Note que ambos “saíram da água” (39). O batismo por imersão tem um significado importante.Simboliza morte e sepultamento do velho homem e ressurreição de uma nova criatura em Cristo Jesus! (Rm 6.3-7; Gl 3.27; Cl 2.12,13).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de setembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete