2016-11-14 10:15:00
O Espírito Santo é o selo de Deus nos cristãos: “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa” (Efésios 1.13).
O Espírito Santo está disponível gratuitamente a quem crê e confessa que Jesus é seu Salvador e Senhor. O batismo nas águas é testemunho de fé! É ali, que formalizamos o nosso compromisso com Deus! Em seguida, Jesus nos batiza com o Espírito Santo. Disse João Batista: “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (MT 3.11). Precisa crer e confessar: “A saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, será salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” (Rm 10.9,10).
Se arrepender e se batizar, é fundamental para receber o perdão e o dom do Espírito Santo: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2.38). Ao se converter a Cristo, Jesus apaga os nossos pecados e habita em nós e nos dá a sua paz: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor” (AT 3.19).
Sem Cristo, somos apenas criaturas; com Cristo, somos criaturas e filhos de Deus! O Espírito Santo é o Espírito de Deus, que se une ao nosso espírito e nos torna seus filhos: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8.16). É a união do Espírito Santo com o nosso espírito, que nos torna filhos de Deus: “Mas o que se junta com o Senhor é um mesmo espírito” (1Coríntios 6.17).
Receber o dom do Espírito Santo é essencial e indispensável para sermos libertos, purificados dos nossos pecados e salvos! Mas só recebemos o perdão e a salvação, a partir da nossa entrega verdadeiramente a Deus e ao Senhor Jesus! Só assim é que recebemos a presença do Senhor na nossa vida e sentimos paz interior mesmo diante de tantas aflições e tribulações: “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16.33). Se você ainda não formalizou sua fé, confessando e dando testemunhos de que é um verdadeiro cristão, faça isso! Receba Cristo e seja salvo: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção” (Ef 4.30). Deus o abençoe!