2016-04-15 11:12:00
A Bíblia nos alerta sobre o aparecimento de muitos falsos profetas – verdadeiros lobos fantasiados de ovelhas: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores” (Mt 7.15). Pregam falsas doutrinas e atraem a muitos para suas denominações: “Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas” (2TM 4.3,4).
Disse o apóstolo João: “Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” (1ªJo 4.1). Eles buscam suprir seus próprios deleites, se beneficiando de muitos seguidores que estão mais interessados em curas e riquezas na terra, do que na salvação, que necessita de arrependimento e conversão dos pecados: “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade; e, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita” (2Pedro 2.1-3).
Como identificar um falso profeta? Jesus nos orienta: “Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?” (Mt 7.16). Um falso profeta se serve das pessoas; já um verdadeiro, a exemplo de Jesus, serve e de graça: “Bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos” (Mt 20,28). Um discípulo de Cristo não pode cobrar nada: “Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos; nem alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bordão, porque digno é o operário do seu alimento” (Mt 10.8-10).
Um falso profeta usa versículos bíblicos e o nome de Deus para enganar: “Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes, afasta-te” (2Tm 3.5). Realizam orações mas cobram disfarçadamente. Apresentam-se como servos de Deus, mas não combatem o pecado e não pregam arrependimento, conversão, purificação, santificação. Antes, fazem a vontade de homens, atingindo os seus objetivos não os de Deus: “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras” (2ªCo 11.14,15).
Os falsos profetas terão um fim terrível por enganar e se aproveitar da boa fé das pessoas. Estude a Bíblia e conheça toda a verdade! Não seja mais um seguidor deles. Deus abençoe!