33.7 C
Amambai
quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Alimento contamina o homem? – Por Eloir Vieira

2016-02-26 10:37:00

O que contamina o homem não são os alimentos proibidos em “Lv 11”, preceitos da lei abolidos por Cristo. Você não ficará impuro se comer algum alimento que não seja preparado conforme a tradição judaica: “O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem” (MT 15.11).

Quando Jesus disse isso, ofendeu os fariseus, muito preocupados com o que as pessoas comiam e bebiam. Mas Jesus disse que é o que falamos que nos torna impuros, não o que comemos. Porque falamos do que o nosso coração está cheio, não do que está no estômago: “Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre e é lançado fora? Mas o que sai da boca procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias” (MT 15.17-19).

O que comemos ou bebemos não nos impede de sermos salvos, mas o que falamos pode destruir pessoas, relacionamentos, amizades, casamentos e aí sim, podemos perder a salvação: “Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (RM. 14.17). Podemos comer de tudo sem peso na consciência, desde que sem exagero, sem escândalos. Tudo vem de Deus e é para Deus: “Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência. Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude” (1ªCO 10.25-26).

Tudo o que Deus criou é bom (GN 1 ), são dádivas de Deus; devemos agradecer-lhe por elas. Isto não significa que devemos abusar! Por exemplo: A glutonaria é um abuso dos alimentos que Deus nos deu; a luxúria é um abuso do amor, que é um dom de Deus; e o assassinato é um abuso da vida, que também é um dom de Deus! Devemos apreciar estes dons usando-os para servir e honrar a Deus: “Porque toda criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças, porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificada” (1ªTM. 4.4-5).

CONCLUSÃO: As proibições de determinados alimentos considerados impuros no Antigo Testamento, perderam sua validade com a vinda de Jesus. Vivemos e somos salvos pela graça e não mais pelos preceitos da lei, que são sombras do que deveria vir, e veio (Jesus Cristo): “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo” (CL 2.16-17). Jesus assumiu os nossos pecados, para que sejamos salvos gratuitamente pela fé no Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de setembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete