Imagine um único pé de soja produzir quase 12 mil vagens. Pois esta planta foi a campeã da tradicional Festa do Pé de Soja, de Laguna Carapã, que escolhe todo ano o pé de soja com maior número de vagens. Realizada também em comemoração ao aniversário da cidade, o concurso que faz parte do calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul, tem como principal intuito destacar as potencialidades de Laguna Carapã na produção de soja, além do caráter festivo e turístico.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) Jaime Verruck, acompanhado do governador Eduardo Riedel esteve neste domingo (27), no Parque de Exposições Colorindo Pezzarico, para participar do evento. Riedel destacou o salto de desenvolvimento, junto com a tradição cultural que o município carrega. “É sempre importante valorizarmos nossas tradições. É uma festa que envolve o setor produtivo e toda a sociedade, não só de Laguna, mas da região, e que contempla exposição agropecuária, shows, e também esse campeonato. As famílias produtoras se envolvem numa brincadeira, mas que sempre relembra a importância da soja na nossa economia, na nossa cultura de atividade produtiva”, afirmou.
A cada edição, é premiado o produtor que apresentar o pé de soja com a maior quantidade de vagens com grãos. Como existe uma categoria nacional, produtores de todo o país participam do concurso.
Os pés que participam do concurso são cultivados sob condições específicas de iluminação, temperatura e nutrição, com acompanhamento técnico durante cerca de seis meses.
O secretário destacou o avanço da produção de soja no Estado. “Os produtores conseguem por meio do maior uso de tecnologia, obter produtividades na soja cada vez mais elevadas. E o concurso com toda a sua tradição mostra o empenho dos produtores em fazer plantas cada vez mais eficientes”, complementou.

Campeã
A produtora Rosemar Fonseca de Souza, da comunidade do Carapã, foi a grande vencedora do 25º Concurso Pé de Soja Solteiro, realizado em Laguna Carapã. Produtora na região há duas décadas, ela participou da disputa pela primeira vez, e estreou com sorte: o pé de soja produzido pela família somou 11.813 vagens com sementes – o segundo melhor recorde ao longo de 25 anos de concurso. Pelo primeiro lugar, ela levou para casa uma moto 0km, avaliada em R$ 20 mil.
Apesar de otimista quanto ao bom desempenho da planta produzida, a produtora conta que não esperava levar, de cara, o primeiro lugar. “Eu cuidei desse pé de soja com muito carinho, estudei estratégias para melhorar a produtividade e deu muito certo! Estou muito feliz e orgulhosa depois de tanto trabalho e dedicação”, disse a agricultora.
Nesta edição, o concurso teve 20 pés de soja inscritos – uma participação bastante expressiva por parte dos produtores da região. O bom desempenho das plantas também surpreendeu os organizadores – a título de comparação, no ano passado, o pé de soja vencedor produziu pouco mais de 4 mil vagens.
Laguna Carapã é lar de 6,7 mil sul-mato-grossenses, que vivem no município e nos distritos de Carapã, Bocajá e Bom Fim, e de acordo com informações da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja do Mato Grosso do Sul), o município possui 128.872,64 hectares dedicados ao cultivo do grão e a estimativa de produção para este ciclo é de 41,47 sacas por hectare.
Fonte: Rosana Siqueira, da Semadesc, com informações da Prefeitura de Laguna Carapã