Os carros se diferenciam em muitos aspectos para além de marca, design e tipo de motor. Outra característica fundamental para qualquer veículo é o tipo de tração. Podendo ser dianteira, traseira ou então 4×4, faz total diferença na dirigibilidade de um veículo e cada uma tem seus prós e contras.
A tração é a força responsável pelo movimento do carro. Sejam eles movidos à gasolina, álcool, híbridos ou elétricos, toda força gerada pelo motor ou bateria é transmitida até as rodas por meio de eixos, e as rodas, por sua vez, exercem essa força recebida contra o solo, movendo o veículo.
Tipos de tração
A tração dianteira está presente na maioria dos veículos, principalmente os de passeio. Nesta configuração, as rodas dianteiras são responsáveis pelo movimento. Ou seja, são elas que recebem a força do motor. Nesta configuração, as rodas “puxam” o carro. E como o motor e a transmissão também ficam na parte da frente do carro, o resultado é melhor aproveitamento do espaço interno do carro e menos peças que um carro de tração traseira.
Afinal, o carro com tração traseira precisa de duas peças essenciais: o eixo cardã é um diferencial. A primeira é um eixo que liga o motor às rodas traseiras, transmitindo assim a força para elas. O diferencial faz a intermediação entre as duas partes: suas várias engrenagens transformam a rotação que vem do eixo cardã em rotação para as rodas.
Nesta configuração, o carro é “empurrado” pelas rodas. Ela é muito comum em esportivos e carros com caçamba, pois é capaz de entregar mais força na parte de trás do carro. Além disso, permite uma distribuição de peso melhor, entregando melhor desempenho. É também a utilizada em carros de drift: devido ao comportamento mais arisco e à tendência ao sobresterço, que é quando o carro sai de traseira em curvas.
Já a 4×4, ou tração integral, é quando a tração é distribuída entre todas as rodas. Está presente em carros como SUV, caminhonetes e em esportivos. É perfeita para encarar terrenos acidentados e em situações onde a aderência dos pneus é baixa, como em pista molhadas. Logo, é perfeita para uso off-road e para quem procura mais segurança no asfalto.
Vantagens e desvantagens
Em contrapartida, um carro 4×4 costuma ser mais caro e por seu conjunto de transmissão ser mais complexo e ter mais partes pesa mais e por isso consome mais também. A manutenção também deve ser mais cuidadosa e qualificada, o que também torna manter um 4×4 algo mais dispendioso.
Em comparação, os veículos de tração dianteira são os mais baratos do mercado. Seu conjunto é mais leve e por isso são mais econômicos quando comparados com um 4×4. Contudo, pelo fato da tração e o esterço se darem no mesmo eixo, há um desgaste maior nos pneus dianteiros. No mais, a manutenção é simples quando comparado com os demais tipos.
Quanto à dirigibilidade, tem a tendência de sair de frente nas curvas.
No caso da tração traseira, a dirigibilidade é um pouco mais agressiva que na tração dianteira, demandando um pouco mais de experiência do condutor. Na questão do espaço interno, o conjunto cardã/diferencial interfere, pois atravessa todo o túnel central do carro. Porém, é o tipo de transmissão que ajuda muito quem precisa carregar peso em caçamba, por exemplo.
Por fim, optar por um ou outro tipo de tração é algo que depende do estilo de vida do motorista e o prazer que busca ao dirigir. Para tanto, é interessante testar cada tipo de tração e notar as diferenças e o aluguel de carro 4×4 pode ser de grande ajuda nesse sentido.
Fonte: Divulgação