Redação
Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (28), na Câmara de Amambai, a vereadora Talyta Escobar (Republicanos) apresentou a Indicação nº 10/2025, propondo ao prefeito Sérgio Barbosa (MDB) a criação de uma Praça Automotiva no município.
A proposta tem origem no projeto idealizado pelo ex-candidato a vereador pelo PSDB em 2024, Thiago Siqueira, que, durante sua campanha, defendeu a criação de um espaço específico para encontros de som automotivo. Conforme ele afirmou ao jornal A Gazeta, a indicação apresentada por Talyta é baseada em sua proposta original e os dois agora atuam juntos para transformar a ideia em realidade.
Na justificativa da indicação, a sugestão é que a Prefeitura avalie a possibilidade de doar um espaço ou terreno adequado, afastado das áreas residenciais, para concentrar os encontros, que vêm aumentando nas vias públicas e gerando desconforto para moradores, além de riscos de acidentes e aglomerações em locais impróprios.
Talyta também destaca que a Praça Automotiva permitiria que o público interessado pudesse se reunir de forma organizada, sem perturbar a ordem pública. Além disso, o espaço poderia ser utilizado para eventos e competições, fomentando o turismo, movimentando a economia local e fortalecendo a cultura automotiva de maneira saudável.
Outro ponto ressaltado é que a criação da praça contribuiria para a redução dos conflitos relacionados ao barulho em zonas residenciais, proporcionando mais qualidade de vida e tranquilidade à população. De acordo com a vereadora, a estruturação de um local específico para esses encontros evitaria aglomerações desordenadas em ruas e avenidas, garantindo um ambiente seguro para todos.
Em busca de apoio político para viabilizar o projeto, Thiago Siqueira também afirmou que pretende ir a Campo Grande na próxima semana para dialogar com a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) e outras lideranças.
A indicação é assinada pelos vereadores Talyta Escobar (Republicanos), Darci José da Silva (PSD), Runes de Oliveira (PSD), Suzana Ulisses (PSDB), Eder Pinzan (União Brasil), Jota Roberto (União Brasil) e Rosa Linda, a “Rosa da Saúde” (PSDB).
Fonte: Grupo A Gazeta