Neste último sábado, dia 26 de abril de 2025, Paranhos prestigiou um evento que se soma à história do município: o lançamento do 1º livro infantojuvenil da escritora e professora Jaqueline Vanessa Prestes, intitulado “Tody e Osvaldo: de Inimigos a Grandes Amigos”. Este livro retrata uma história baseada em fatos reais de dois animaizinhos que, de forma diferente, se conhecem. No início, um odeia o outro, mas, com o passar do tempo, começam a construir uma grande amizade.
O evento foi realizado na Câmara Municipal de Paranhos e contou com aproximadamente 200 pessoas. A vereadora Elizabeth representou o presidente da casa, Chacal, juntamente com o vereador Milton Silva, a secretária de Educação Tayzia Acosta e o vice-prefeito eleito na última eleição suplementar, Alfredo Soares, representando o prefeito Hélio Acosta. Também prestigiaram o acontecimento o intendente de Ypejhú-PY, Emigdio Morel, e o concejal Carlos Lomaquiz, além de amigos, conhecidos e admiradores do trabalho da autora.
Para a cerimônia de lançamento, os presentes puderam prestigiar não só o lançamento do livro, mas também a apresentação musical do casal de amigos da autora, Ingrid e Gidielson, que, a convite da autora, a homenagearam com o hino “Oração de Gratidão” da cantora gospel Julliany Souza, emocionando a todos. Houve ainda palavras de amigos e autoridades, como sua amiga e companheira de trabalho Fabiana Ramos, a secretária de Educação Tayzia Gonçalves, a professora e vereadora Elizabeth Brites Benites e o vice-prefeito Alfredo Soares, que desejaram à autora sucesso, além de expressarem o quanto se emocionaram com o encontro e o quanto estavam orgulhosos por participar desse momento histórico para o município.
Jaqueline Vanessa Prestes, professora efetiva do município e atual coordenadora do Núcleo Indígena da Secretaria de Educação, é conterrânea de Paranhos — nasceu, cresceu e se formou neste município. Desde o ano passado, resolveu escrever um livro infantojuvenil, pois era um projeto-sonho. Dessa forma, se torna a primeira autora de livros infantojuvenis de Paranhos.
A autora emocionou a todos com suas palavras, agradecendo a Deus em primeiro lugar pela oportunidade e renascimento, pois dias antes havia sofrido um acidente de trânsito que quase lhe custou a vida: “… mais um motivo de celebrar”. Era nítida a alegria de todos que estavam no ato.










Fonte: Maurício Silva/Assessoria