20.5 C
Amambai
quinta-feira, 24 de abril de 2025

Presidente da Fiems apresenta a ministros programa para suprir demanda por mão de obra nas empresas

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, debateu, nesta quarta-feira (23/04), o programa de Inclusão Produtiva – Ascende Brasil, com ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. As reuniões foram realizadas em Brasília e têm o objetivo de apresentar o conjunto de estratégias para suprir a demanda por mão de obra nas indústrias.

Entre as principais propostas apresentadas está a de incorporar os usuários de benefícios sociais no mercado de trabalho formal ao mesmo tempo que recebem o benefício.

Conforme Longen, os ministros foram receptivos à proposta e debateram sobre a viabilidade. “Acredito que os sindicatos laborais também têm interesse, até porque as pessoas que hoje são beneficiárias dos programas sociais têm interesse no mercado formal, mas não querem perder o benefício. Entendo que o TST tem a oportunidade hoje de nos ajudar a construir esse projeto”, afirmou

Para o ministro do TST Guilherme Augusto Caputo, tirar as pessoas da informalidade é uma das missões do Tribunal Superior do Trabalho. “O caminho procurado por muitas dessas pessoas é o benefício social. Hoje são quase 60 milhões. O Tribunal cumpre seu papel institucional ao também trabalhar essa política pública absolutamente necessária. É trabalhar para trazê-los para formalidade, mas que, em certas medidas, não percam benefícios sociais e estejam ao mesmo tempo dentro da lei”, pontuou.

Em outra reunião, a proposta também foi apresentada à ministra Simone Tebet, que manifestou interesse na ideia, desde que adequada as previsões orçamentárias dos próximos anos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete