Em recente visita para inauguração de obras em Amambai, o governador do Estado, Eduardo Riedel, respondeu a uma pergunta formulada pelo diretor do Grupo A Gazeta, Clesio Damasceno Ribeiro, e afirmou que a economia da região é formada por grande número de pequenas empresas.
A resposta foi a um questionamento feito pela A Gazeta sobre “o que o Estado pode fazer para ajudar a atrair investimentos privados para essa região do Cone Sul, formada por cerca de 15 municípios (incluindo Laguna Carapã), que representam juntos em torno de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado?”
Enquanto outras regiões do Mato Grosso do Sul, como o Bolsão com a rota da celulose, Três Lagoas com investimentos em usinas, rota bioceânica na região de Porto Murtinho, dentre outros municípios específicos como Ribas do Rio Pardo e Inocência, que recebem grandes investimentos, a região do Cone Sul não tem recebido a mesma visão dos empreendedores.
PALAVRAS DO GOVERNADOR
Em resposta, o governador Eduardo Riedel explanou que a Grande Dourados, formada por 32 a 33 municípios, tem recebido muitos investimentos importantes nos últimos 5 anos, citando que Dourados tem a maior planta frigorífica da América Latina, empregando 9 mil funcionários, bem como teve recentemente a instalação da IMPASA, primeira indústria de etanol de milho, a maior da América Latina, citando que também instalou uma unidade em Sidrolândia.
Especificamente do Cone Sul, Riedel citou Naviraí, que está recebendo uma indústria esmagadora de óleo, e Mundo Novo, que está recebendo uma unidade da Zaeli, que vai processar alimentos e mandioca, gerando cerca de 400 empregos diretos.
PEQUENOS NEGÓCIOS NO CONE SUL
Durante a sua explanação ao Jornal A Gazeta, Riedel falou da peculiaridade de cada região, e disse que a região de Amambai e seu entorno, num total de 10 municípios, disse ele, são municípios onde a característica é de grande número de pequenos negócios.
E continuou explanando que o Estado tem investido em infraestrutura em todos eles, com obras básicas de educação, saúde, pavimentação e segurança pública. No entanto, disse, “cada município tem a sua prioridade e nós temos que respeitar isso”.
O que o Estado faz e tem feito é criar oportunidade e condições de competitividade para o empresário investir. Durante sua estada em Amambai no início do mês de abril, o governador Riedel inaugurou reforma da Escola Estadual Fernando Corrêa da Costa e anunciou obra do entorno viário, aeroporto e asfalto da MS de Amambai a Juti.
>> Confira a entrevista neste link.