O verão passou, mas isso não significa que o outono está com o tempo mais fresco: ainda há regiões no Brasil que ultrapassam os 35°C, e mesmo locais com temperaturas um pouco mais baixas estão enfrentando calor e tempo abafado.
Não são todos que podem usufruir de um ar-condicionado dentro de casa, pois o aparelho custa caro e reflete esse valor na conta de luz, que, a depender do modelo, pode aumentá-la consideravelmente.
Por isso, o ideal é adotar algumas dicas para tornar a casa mais fresca. Confira algumas delas a seguir!
Cortinas e persianas em cor clara ou blackout
Pode parecer besteira, mas as cortinas e persianas que são de cores claras ajudam a bloquear a entrada do sol diretamente no ambiente – o que ajuda na redução do calor. Prefira cortinas de tecidos leves, para que também não bloqueiem a ventilação da janela.
Uma outra opção é instalar cortinas blackout, que são capazes de bloquear a luz solar quase que em sua totalidade.
Plantas como melhores amigas
Quem já tem plantas como parte da decoração da casa sabe muito bem o quanto elas ajudam na hora de refrescar o ambiente.
Elas são ótimas para purificar o ar e ajudam muito na sensação térmica, pois são capazes de absorver o calor e liberar vapor refrigerado no ambiente. Por isso, aposte nas plantinhas pela casa!
Umidificadores e ventiladores
O calor, quando aliado a climas mais secos, pode ser ainda pior, pois a secura gera maior sensação de calor, interferindo na termorregulação. Nesse sentido, o ideal é investir em um umidificador de ar, que torna o ambiente mais fresco e agradável, além de ajudar muito quem sofre com problemas respiratórios, como rinite ou asma.
Os ventiladores também são os melhores amigos para refrescar o ambiente. O ideal é posicionar o ventilador próximo à janela, sobretudo de noite, para trazer o ar mais fresco para dentro de casa e reduzir o calor.
Lâmpadas LED
A iluminação do ambiente pode interferir na sensação de calor, sobretudo quando há lâmpadas incandescentes no local. Elas geram calor e pioram a sensação térmica – por isso, prefira lâmpadas de LED, que têm baixíssima radiação infravermelha, além de serem mais econômicas.
Esse tipo de lâmpada emite menos carga térmica, mesmo as que são em tons amarelados, e isso ajuda bastante na sensação de calor.
Pisos frios
Um outro ponto essencial para reduzir a sensação de calor no seu lar é o piso. Se você tem pisos laminados ou vinílicos, em climas mais quentes, eles não ajudam a refrescar a casa. Por outro lado, pisos frios, como o porcelanato e a cerâmica, ajudam na circulação do ar frio no ambiente, que vem do próprio material do piso.
Fonte: Assessoria