Homem, de 38 anos, e uma mulher, de 23 anos, foram presos em flagrante no decorrer de segunda-feira (14), após serem acusados de negligenciar atendimento para uma bebê, de 10 meses. Eles foram detidos pela Polícia Militar e autuados por homicídio culposo pela Polícia Civil, na Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente).
A história foi descoberta durante a madrugada desta segunda, quando o Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer uma bebê e após os primeiros atendimentos, ela foi encaminhada para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Universitário, mas não resistiu e morreu na unidade de saúde.
Segundo divulgado pela Polícia Civil, na residência da família, foram realizados os primeiros atos investigativos e exames periciais. A casa foi encontrada em condições insalubres, com muita sujeira e desorganização.
Ainda conforme a polícia, o laudo preliminar do órgão oficial de perícia apontou que a causa da morte foi insuficiência respiratória decorrente de broncopneumonia. O prontuário médico hospitalar da vítima também foi analisado e verificou-se que na última sexta-feira (11), a criança já havia apresentado dificuldades respiratórias e foi levada pelos pais a uma unidade de saúde.
Após atendimento inicial e realização de exames na UPA Universitário, a criança foi colocada em observação, no entanto, os pais a retiraram do local sem autorização médica, mesmo diante da gravidade do quadro clínico. Desde então, a menina não foi mais levada a nenhuma unidade de saúde e permaneceu em casa até a data de hoje, quando já chegou desfalecida na unidade do Corpo de Bombeiros.
Uma testemunha relatou à polícia que os pais seriam usuários de drogas e negligentes nos cuidados com os filhos.
Com todas as evidências à disposição, o delegado Roberto Carlos Morgado Filho decidiu por prender o casal em flagrante pelo crime de homicídio culposo, além de abrir uma investigação sobre maus-tratos qualificado, se o crime é praticado contra pessoa menor de 14 anos.
Eles deverão passar por audiência de custódia nesta terça-feira (15).
Fonte: Vinicius Costa/Top Mídia News