Redação
A prefeita de Aral Moreira, Elaine Soligo (MDB), e a vice-prefeita Marines Oliveira (Republicanos) fizeram um balanço dos primeiros 100 dias de governo, destacando os principais desafios e conquistas. “Foram muitas dificuldades, mas temos a certeza de que estamos trabalhando com amor, dedicação, seriedade e compromisso para desenvolver o nosso município. E apesar das críticas, o resultado está aí para quem quiser ver”, afirmou a prefeita em vídeo publicado nas redes sociais (assista abaixo).
Conforme destacado pelas gestoras na publicação, a administração teve que lidar, logo de início, com um cenário financeiro complicado, incluindo o pagamento de mais de R$ 1 milhão em dívidas herdadas da gestão anterior. Ainda assim, conforme elas relataram, algumas ações foram colocadas em prática nos primeiros meses.
Entre os destaques citados pela prefeita Elaine e pela vice-prefeita Marines está a reativação do serviço de raio-X, o que evita o deslocamento de pacientes para outras cidades, como Ponta Porã. A saúde também foi reforçada com uma emenda parlamentar do deputado Geraldo Resende, no valor de R$ 1 milhão, destinada à compra de medicamentos para o Hospital Municipal Santa Luzia.
Outra frente de atuação foi a manutenção da frota de veículos da saúde, educação e assistência social, incluindo troca de pneus e reparos. A merenda escolar passou por uma reformulação com foco no equilíbrio nutricional e a reforma da Escola Joaquim Moreira Lopes – que havia ficado pendente na gestão passada – foi concluída.
A prefeitura também iniciou um projeto de regularização fundiária, em parceria com uma empresa especializada, buscando garantir segurança jurídica para moradores de áreas estratégicas. Segundo as gestoras, no campo da produção local, a gestão passou a distribuir a chamada Cesta Verde, com alimentos cultivados por agricultores familiares do município.
Na área de transporte escolar rural, a manutenção dos ônibus foi priorizada com a realização de reparos, troca de pneus, reforma de bancos e contratação de monitores para acompanhar crianças da pré-escola. Além disso, a prefeita afirma que, apesar das limitações orçamentárias, tem conseguido manter os salários dos servidores em dia.
Por fim, a infraestrutura urbana também entrou na lista de prioridades: a prefeitura iniciou processos licitatórios para a compra de massa asfáltica, visando a operação tapa-buracos, sendo que algumas ruas já receberam reparos emergenciais com massa fria fornecida pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul).
O balanço dos 100 dias indica uma administração voltada à reorganização dos serviços públicos e à solução de pendências herdadas do governo anterior, com foco em saúde, educação, transporte e infraestrutura. Conforme ressaltado pelas gestoras, foram conquistados avanços em áreas consideradas essenciais.
Assista ao vídeo publicado nas redes sociais: