A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul mobilizou helicóptero e até o Batalhão de Choque para barrar a ocupação de duas propriedades rurais no município de Itaquiraí, na terça-feira (8). O Campo Grande News questionou a assessoria de comunicação da PM se havia mandado de reintegração de posse e aguarda resposta.
As duas fazendas ficam na margem da MS-488, perto do perímetro urbano da cidade localizada a 405 km de Campo Grande. Após a intervenção policial, as famílias deixaram as áreas na manhã desta quarta-feira (veja o vídeo abaixo).
Em nota, a Polícia Militar informou que foi acionada na manhã de ontem para conter a invasão das propriedades rurais. Pelo menos 70 pessoas em 20 veículos entraram nas áreas com objetivo de montar acampamento. Não foi informado à qual movimento social as famílias são ligadas.
Equipes do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), do Batalhão Rural e do Batalhão de Choque foram mobilizadas, segundo a PM, para impedir o agravamento da situação.
“A presença ostensiva das forças de segurança foi decisiva para conter a expansão da ocupação, evitando a chegada de novos invasores ao local. Durante a operação, o efetivo realizou o monitoramento constante da área, estabelecendo barreiras e mantendo o diálogo com os envolvidos a fim de garantir a ordem pública e a integridade de todos”, diz a nota encaminhada pela assessoria de comunicação.
Ainda segundo a PM, na manhã de hoje as famílias desocuparam a área de forma pacífica, sem necessidade de confronto. “A Polícia Militar permanece na região para evitar novas ocupações.
“A atuação da PMMS reforça seu compromisso com a legalidade, a proteção do patrimônio privado e a manutenção da paz social, estando sempre à disposição da sociedade sul-mato-grossense”, diz a nota.
Fonte: Helio de Freitas/Campo Grande News