19.9 C
Amambai
quinta-feira, 17 de abril de 2025

Agropecuária brasileira deve ser protagonista

Entre os princípios norteadores do CCAS na COP 30 está o uso da ciência

Com a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) marcada para acontecer em Belém (PA), no coração da Amazônia, o Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) destaca a importância de posicionar a agropecuária brasileira como protagonista na transição para uma economia de baixo carbono. Em nota oficial, a entidade afirma que é essencial levar à COP uma visão baseada na ciência para defender o papel estratégico do agro nacional nos pilares ambiental, social e econômico da sustentabilidade.

O CCAS ressalta que o setor agropecuário brasileiro tem adotado práticas que promovem a conservação dos recursos naturais, o sequestro de carbono e a redução das emissões de gases de efeito estufa, com destaque para tecnologias como o Sistema Plantio Direto, a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), o uso de bioinsumos como a Fixação Biológica de Nitrogênio, e a recuperação de pastagens degradadas. No entanto, a entidade alerta para a urgência de rever metodologias internacionais que subestimam o impacto positivo desses sistemas por se basearem em realidades de clima temperado, distantes da tropicalidade brasileira.

Entre os princípios norteadores do CCAS na COP 30 está o uso da ciência como base para decisões climáticas, a valorização da diversidade produtiva do país — que inclui desde modelos intensivos até sistemas agroecológicos — e a defesa do agronegócio como solução viável e escalável para os desafios climáticos. O conselho defende também que os produtores rurais brasileiros, responsáveis pela preservação de cerca de 33% do território nacional em áreas nativas dentro de suas propriedades, sejam reconhecidos como agentes ativos da conservação.

Por fim, o CCAS coloca-se como fonte técnica e científica disponível para contribuir com os debates da COP 30, oferecendo dados, análises e especialistas para entrevistas e painéis. A entidade reforça que o Brasil deve se afirmar como referência global para o cinturão tropical, integrando alimentos, energia e preservação ambiental, em um modelo que alia produtividade e compromisso climático.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete