Escolhidos por aclamação, os membros do Conselho Comunitário de Segurança de Iguatemi tomaram posse na noite de sexta-feira, 4 de abril, em cerimônia oficial realizada no Plenário da Câmara de Vereadores do município. A solenidade contou com a presença de vereadores, autoridades e representantes das forças de segurança da cidade e da região. O prefeito Lídio Ledesma não pôde estar presente e foi representado pelo secretário municipal de Esportes, Cristiano Mattos. O novo conselho terá suas ações no triênio de 2025 a 2028.
Após a formação da mesa de honra, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro e, em seguida, as autoridades fizeram uso da palavra. Em seus discursos, mencionaram a importância do Conselho Comunitário de Segurança para atuar e apoiar as ações das forças policiais, apresentando alternativas para a redução da violência. Todos os membros da diretoria são voluntários e, portanto, é preciso valorizá-los, pois eles ajudarão na solução de problemas, principalmente na vigilância dos inúmeros casos que acontecem na comunidade. O conselho auxilia em diversas ações que contribuem para a redução dos índices de criminalidade.
Na ocasião, se fizeram presentes o coordenador estadual adjunto Cel. QOPM Thonny Audry Lima Zerlotti, neste ato representando o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, e o coordenador estadual de Polícia Comunitária, Cel. PM Carlos de Santana Carneiro; os membros natos: delegado de Polícia de Iguatemi, Dr. Eduardo Ferreira de Oliveira; o comandante da Polícia Militar de Iguatemi, tenente QOPM Victor Emanuel Nogueira de Oliveira; e o capitão do Corpo de Bombeiros de Mundo Novo, Gabriel Ferreira Lopes.
O evento contou também com a participação do presidente da Câmara Municipal, Jesus Milane de Santana, dos vereadores Márcio José de Oliveira e Agnaldo dos Santos e de representantes do Conselho de Segurança do município de Guaíra/PR.
Na oportunidade, foi dada posse à nova diretoria e, no uso da palavra, a presidente Joana Antunes Rodrigues fez questão de agradecer aos presentes e destacar a parceria com os órgãos de segurança do município, bem como com a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e sociedade civil organizada.
As autoridades presentes, em seus discursos, destacaram o trabalho do Conselho Comunitário de Segurança de Iguatemi, reconhecido em todo o Estado, desempenhando um papel muito importante na sociedade iguatemiense, onde, além de participar ativamente das questões envolvendo a segurança da população local, também participa de atividades sociais, como o Projeto Bom de Bola, Bom na Escola, com palestras e ações de prevenção à criminalidade.
Fonte: Imprensa oficial