20.6 C
Amambai
sexta-feira, 4 de abril de 2025

Casas do Trabalhador impulsionam empregos em MS e fortalecem economia local

Nos dois primeiros meses do ano, as Casas do Trabalhador dos municípios de Mato Grosso do Sul tiveram um desempenho positivo, com centenas de trabalhadores sendo inseridos no mercado formal. O resultado é fruto da parceria entre o Governo do Estado e as administrações municipais, que vêm unindo esforços para fomentar a geração de emprego e renda.

Os números revelam um avanço significativo. Em Amambai, por exemplo, 1.023 trabalhadores foram contratados por meio da unidade local, colocando o município na 5ª posição no ranking estadual. Mundo Novo registrou um aproveitamento de 98%, ocupando a 2ª colocação. Já Dourados e Ponta Porã também se destacaram, com 524 e 185 contratações, respectivamente, reforçando a importância das Casas do Trabalhador nessas regiões. O destaque, no entanto, ficou para Cassilândia, que liderou o ranking estadual de colocações no mercado de trabalho.

Em Caarapó, a atuação da Casa do Trabalhador está sendo ampliada para alcançar um número ainda maior de vagas. O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SEMADE) do município, Francesco Caneppele, destacou a importância do trabalho de campo para atrair mais empresas ao sistema:

“Quando assumi a secretaria e levantamos tudo o que poderíamos fazer, percebemos que a Casa do Trabalhador já vinha prestando um bom serviço, mas ainda podia fazer mais. O número de vagas no município não estava passando completamente por ela. Melhoramos os processos internos e intensificamos as visitas às empresas. O resultado já mostra que, com um pequeno esforço, conseguimos um impacto positivo. E esse trabalho só está começando.”

A coordenadora da Casa do Trabalhador de Caarapó, Kamila Madureira, reforçou que a principal missão da unidade é conectar trabalhadores às empresas que necessitam de mão de obra qualificada.

“Temos como prioridade a capacitação e encaminhamento de trabalhadores para as oportunidades existentes, promovendo a conexão entre empregadores e quem busca uma colocação no mercado. Fortalecemos a relação com as empresas locais para que confiem no nosso trabalho e utilizem o banco de dados da Casa do Trabalhador.”

Além das contratações no mercado local, as Casas do Trabalhador também desempenham um papel importante no encaminhamento de trabalhadores para outras regiões. Em Amambai, por exemplo, há um forte trabalho de cadastramento e envio de indígenas para a colheita da maçã no Sul do Brasil, garantindo emprego e renda para essa população.

Com o avanço da atuação das Casas do Trabalhador, as expectativas para os próximos meses são de crescimento na oferta de vagas e maior inclusão no mercado formal. A recomendação para quem busca uma oportunidade de emprego é procurar a unidade da sua cidade e se cadastrar para as futuras vagas.

Casas do Trabalhador impulsionam empregos em MS e fortalecem economia local

Fonte: A.N./Grupo A Gazeta

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 03 de abril de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete