O artigo 208 da Constituição Federal de 1988 estabelece que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, devendo ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Nesse sentido, investir em projetos de robótica com o objetivo de qualificar jovens e adolescentes nas escolas pode transformar o futuro dos alunos do município no que tange à qualificação profissional.
Inicialmente, o ensino de robótica nas escolas oferecerá diversas oportunidades, tais como o desenvolvimento de habilidades acadêmicas do currículo STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática), promovendo também a igualdade de oportunidades para os alunos das instituições públicas em relação às redes particulares.
Paulo Campos explica ainda que, dentro do programa, além das oficinas de robótica, atividades híbridas também correlacionam os temas das oficinas às práticas culturais diversas, como pintura, dança, arquitetura, cultura digital e informática. Com isso, os alunos terão contato com conceitos e conteúdos do universo da arte, que passam a integrar seu repertório cultural.
Diante dos argumentos expostos e da solicitação da população, nota-se que o programa citado é de suma importância para o município. Por isso, o vereador solicita ao Poder Público Municipal que atenda a essa demanda.
O pedido em questão faz parte da Indicação nº 11/2025, aprovada e enviada à prefeita Niágara Kraievski, com cópia à secretária municipal de Educação, Roseni Martins Freitas.
Fonte: Zé Roberto – Assessoria/Câmara