Em dia de protesto, trabalhadores rurais do MPL (Movimento Popular de Lutas) bloqueiam as rodovias BR-163, no município de Naviraí, e a BR-267, no município de Nova Alvorada do Sul, nesta segunda-feira (24). Há manifestação também em Campo Grande, onde os trabalhadores ocupam a sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), na Vila Glória.
A pauta de reivindicações inclui assentamento de famílias acampadas em Mato Grosso do Sul e agenda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“As famílias que vivem em acampamentos não suportam mais as condições precárias em que se encontram, sem o mínimo de infraestrutura básica. Exigimos que sejam assentadas com dignidade! Queremos que o presidente Lula venha ao estado para dialogar com os movimentos sociais. Até agora, ele só veio ouvir empresários do setor de celulose. É fundamental que seja definido um orçamento para o Incra-MS assentar essas famílias. Não aceitaremos que, mais uma vez, que Mato Grosso do Sul fique sem a aquisição de terras para a reforma agrária neste governo”, afirma manifesto distribuído pelo MPL.
O movimento social ainda cobra medidas do governo federal para ampliar investimentos em saúde, educação, segurança e reforma agrária. “Sempre que se fala em cortes e congelamentos, são essas áreas que pagam a conta, prejudicando o povo. Não aceitaremos retrocessos”.
A manifestação também cobra “justiça climática Já”.
“A crise climática afeta diretamente os mais pobres, que são os que menos contribuem para o problema, mas sofrem com enchentes, secas e desastres ambientais. Defendemos a justiça climática e exigimos que o governo tome medidas urgentes para proteger a população mais vulnerável e investir em políticas ambientais que garantam futuro sustentável”.
De acordo com a concessionária CCR MSVia, na BR-163 em Naviraí, são pelo menos 200 manifestantes e a pista está totalmente bloqueada. O congestionamento chega a 3 km no sentido sul e 4 km no sentido norte. A rota alternativa é por rodovias estaduais, passando por Iguatemi e depois até Mundo Novo. Na BR-267, entre Nova Alvorada do Sul e o distrito de Casa Verde, o trânsito flui no sistema “pare e siga”.
Fonte: Dourados Informa