Vilson Nascimento
Convenções realizadas no final da tarde e início da noite dessa quinta-feira, 6 de março, no plenário da Câmara Municipal local, definiram os nomes de Hélio Acosta (PSDB) como candidato a prefeito e de Alfredo Soares (MDB) como candidato a vice-prefeito para a eleição suplementar, que acontece no dia 6 de abril, em Paranhos.
A união das duas siglas para a disputa do pleito volta a colocar no mesmo palanque antigos aliados políticos como Heliomar Klabunde (MDB) e Dirceu Bettoni (PSDB), que fizeram história e foram responsáveis, durante seus mandatos como prefeito, por importantes conquistas para o município, entre elas a pavimentação da Rodovia MS-295, que garantiu o o acesso, ligando com pavimentação asfáltica, a cidade de Paranhos ao resto do Estado, cujos grupos estiveram em palanques separados dos últimos.
Ao fazer uso da palavra durante a convenção, Hélio Acosta, que em 1 de janeiro deste ano, ao iniciar seu quarto mandato como vereador no município, foi eleito presidente da Câmara e na sequência assumiu interinamente o cargo de prefeito, em Paranhos, agradeceu a confiança de seu partido em escala local e estadual, em oferecer total apoio para a disputa do cargo de prefeito na eleição suplementar do próximo dia 6 de abril.
Acosta, que em dois meses frente à prefeitura local já desenvolveu várias ações de governo voltadas, tanto para a comunidade urbana como rural e das aldeias indígenas, também fez agradecimento a seus familiares, em especial a sua esposa Tayzia e sua filha Thamilly Acosta, pelo apoio e pela compreensão em relação a atividade no campo da política, que segundo ele, devido aos diversos compromissos, acaba tirando tempo do convívio familiar.
“É por uma boa causa, trabalhar pelo desenvolvimento do nosso município e para melhorar cada vez mais a qualidade de vida da nossa população, tanto urbana como rural e das nossas comunidades indígenas, que em nossa gestão está recebendo uma atenção especial e continuará tendo, caso eu e o Alfredo sejamos eleitos no dia 6 de abril”, disse Hélio Acosta que, caso não vença as eleições, volta a ocupar a cadeira de vereador e a presidência da Câmara Municipal de Paranhos, que hoje é presidida pelo vice-presidente da Casa de Leis, vereador Claudenir, o “Chacal”.
Hélio Acosta também fez um agradecimento especial ao quadro de funcionários da Prefeitura de Paranhos pela, segundo ele, dedicação e apoio administrativo nesses pouco mais de dois meses que ocupa o cargo de prefeito interino do município.
Ao falar sobre seu candidato a vice-prefeito, Alfredo Soares, cujo nome foi aprovado na convenção do MDB, Hélio Acosta destacou como um grande amigo e inclusive orientador político ao longo de sua carreira como vereador.
“Quis o destino que hoje estivéssemos disputando uma eleição juntos, eu como candidato a prefeito e você como candidato a vice. Temos um grande compromisso com o município e nossa população de Paranhos. Com sua experiência, com certeza faremos uma gestão de sucesso e com muitas conquistas para nosso povo”, disse Hélio Acosta ao se referir a Alfredo Soares, que é empresário e já exerceu o mandato de vice-prefeito de Paranhos durante a gestão do então prefeito, Dirceu Bettoni.

Um grande número de pessoas, entre elas, servidores públicos, representantes de vários segmentos da sociedade local, além de autoridades, entre elas, vereadores do município, os ex-prefeitos de Paranhos, Heliomar Klabunde e Dirceu Bettoni, os ex-prefeitos, de Sete Quedas, José Gomes Goulart, o “Casé” e Valdomiro Sobrinho, de Mundo Novo, além do deputado federal Dagoberto Nogueira (PSDB), do prefeito de Amambai, Sérgio Diozébio Barbosa (MDB), do vice-prefeito de Amambai, Jaime Vizzoto (PP) e do prefeito de Tacuru, Rogério Torquetti (PSDB) estive presente nas convenções que contou também com a presença dos coordenadores políticos do Governo do Estado, Eder Espindola e Thiago Souza.
O presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), em Mato Grosso do Sul, o ex-governador do Estado, Reinaldo Azambuja, foi representado na ocasião pelo articulador político da sigla, em MS, Sérgio de Paula.

A convenção do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) aconteceu às 17h dessa quinta-feira (6) e a do PSDB (Partido da Social Democracia Braisleira) às 18h. Além de PSDB e MDB, também já integra o bloco político para a eleição suplementar de 6 de abril o PL (Partido Liberal) e segundo o ex-vereador Denílson Rafaíne, vice-presidente do PSDB, em Paranhos, o partido seguem em conversação com outras siglas visando compor outras alianças.


A eleição suplementar
De acordo com o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) a nova eleição em Paranhos ocorrerá em razão da decisão colegiada proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negando provimento ao recurso especial eleitoral para confirmar a decisão do juiz eleitoral da 1ª ZE (Zona Eleitora) com sede em Amambai, Dr. Diogo de Freitas, e do TRE-MS, que indeferiu o pedido de registro da candidatura do candidato Heliomar Klabunde (MDB), em razão da incidência de suposta inelegibilidade nas contas da gestão anterior.
Desde 1º de janeiro de 2025 o presidente da Câmara Municipal de Paranhos, vereador Hélio Ramão Acosta, assumiu o cargo de prefeito do município de forma interina e permanece no cargo até que a nova eleição seja realizada.
ABAIXO MAIS FOTOS DAS CONVENÇÕES








































































































