Redação
Vereadoras de Amambai aderiram à campanha “Todos por Elas”. A iniciativa, promovida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e apoiada pelos três poderes do Estado, tem como objetivo prevenir e combater o feminicídio e todas as formas de violência contra a mulher.
A campanha surge em resposta ao aumento dos casos de feminicídio no Brasil. Em 2024, segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), foram registrados 1.451 assassinatos de mulheres motivados por gênero, um número superior aos 1.438 casos de 2023.
Em Mato Grosso do Sul, de acordo com dados da Sejusp-MS e do PJMS, por meio do Monitor da Violência Contra a Mulher, houve 35 registros de feminicídio em 2024, um aumento em relação aos 30 casos contabilizados no ano anterior.
O movimento “Todos por Elas” em Amambai, apoiado pelas vereadoras Cida Farias, Rosa da Saúde, Lígia Borges, Suzana Ulisses e Talyta Escobar, busca sensibilizar a sociedade sobre a proteção das mulheres e incentivar a denúncia de agressões por meio dos canais oficiais (Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher; Disque 190 – Polícia Militar).
As vereadoras também têm destacado a importância de combater a violência contra a mulher de forma contínua e efetiva, reforçando o compromisso do Legislativo Municipal com a proteção das vítimas e a implementação de políticas de segurança pública.