A vereadora Marinalva de Souza Farias da Costa (PSDB) encaminhou indicação ao deputado estadual Zé Teixeira (PSDB) solicitando a criação do Programa de Inclusão Digital para Idosos em Mato Grosso do Sul A iniciativa, segundo a vereadora, visa proporcionar acesso às tecnologias para a população idosa, garantindo maior autonomia e qualidade de vida.
Em sua justificativa, a vereadora destacou a importância da inclusão digital para a plena integração dos idosos na sociedade moderna. “Muitos enfrentam dificuldades no uso de tecnologias, o que pode limitar seu acesso a serviços essenciais, como saúde, educação e comunicação, inclusive pequenas transações bancárias”, disse.
“Defendo que criação de um Programa de Inclusão Digital para Idosos em Mato Grosso do Sul ajudará a promover a autonomia dessa população, garantindo que possam participar ativamente do mundo digital”, afirmou Marinalva.
A proposta também prevê parcerias com a Secretaria de Assistência Social para oferecer cursos e treinamentos voltados aos idosos. O objetivo é capacitá-los no uso de smartphones, computadores e outros dispositivos, promovendo maior segurança e confiança no ambiente digital. “Essa iniciativa contribuirá para a inclusão social dos idosos e o fortalecimento de suas relações familiares e comunitárias”, ressaltou a vereadora.
A solicitação já foi encaminhada ao deputado Zé Teixeira, que irá apresentar um projeto de lei e articular junto ao governo estadual para viabilizar a implementação do programa.
Mais indicações:
A Vereadora também encaminhou documento à prefeita Lurdes Portugal (PL), com cópia à Secretaria Municipal de Assistência Social e à Secretaria Municipal de Saúde, solicitando às que sejam realizados estudos, no sentido de criar um Programa de Atendimento Psicológico para Vítimas, Agressores e Familiares em Ciclos de Violência.