Lucilene Rosa, mais conhecida como Lu Trancista, é pioneira na arte das tranças em Amambai. Com 16 anos de experiência, ela transformou um talento familiar em profissão, consolidando-se como referência na cidade. Neste sábado, 1º de março, Lu celebra mais um ano de vida, e a data marca não só o seu aniversário, mas também o sucesso de sua trajetória profissional.
O início de sua trajetória foi motivado por um desejo pessoal: cuidar dos cabelos de sua filha mais velha. Aos poucos, a atividade ganhou espaço e, mesmo conciliando com outras funções, ela percebeu que a paixão pelas tranças poderia se tornar seu sustento. “Meu começo foi bastante difícil, desempenhava várias funções até tomar a decisão de viver só de trança”, relembra.
Com dedicação, Lu Trancista aprimorou sua técnica e hoje domina todos os tipos de tranças. Ela busca se aperfeiçoar constantemente, acompanhando novas tendências para oferecer sempre o melhor trabalho às suas clientes. O tempo necessário para cada modelo varia de acordo com a técnica escolhida, mas a qualidade e a durabilidade são garantidas.
Ao longo de sua trajetória, Lucilene enfrentou desafios, especialmente relacionados ao preconceito e ao racismo. “Tive que aprender a ter jogo de cintura para lidar com as pessoas. Hoje, para mim, é absolutamente normal todos os meus atendimentos”, afirma. Entre os mitos que envolvem as tranças, ela esclarece que a duração recomendada é de, no máximo, três meses e desmistifica a ideia de que possam ter odores desagradáveis.
O mercado de tranças em Amambai tem crescido significativamente, tornando-se uma área promissora e financeiramente rentável. Atenta a essa expansão, Lu não apenas atende clientes em seu espaço, localizado na Rua Virjilino Joaquim dos Santos, 1744, no Jardim Panorama, próximo à Escola Municipal Professora Maria Bataglin Machado, mas também compartilha seu conhecimento. Atualmente, ministra aulas para uma turma de aproximadamente dez alunos, formando novos profissionais que já atuam na cidade.
O reconhecimento do seu trabalho é, para ela, a maior conquista da carreira. “O momento mais marcante foi quando passei a ser reconhecida pelo meu trabalho”, destaca. Com um futuro promissor, Lu Trancista segue fazendo história e inspirando novos talentos na arte das tranças em Amambai.
Para agendamentos ou mais informações, entre em contato pelo telefone (67) 9 9160-8571.
Fonte: A.N /Grupo A Gazeta