31.7 C
Amambai
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Desodorante ou antitranspirante: qual a melhor opção para a sua rotina de cuidados?

Nem todo produto combate o suor da mesma forma; saiba como cada um age,  ingredientes a evitar e qual a melhor escolha para o seu dia a dia

Produzido pelas glândulas sudoríparas, o suor é um mecanismo de termorregulação corporal, capaz de auxiliar na temperatura e eliminar impurezas do organismo. De modo geral, esse processo não tem mau cheiro. Sendo assim, os responsáveis pelo odor desagradável são as bactérias e outros microrganismos que vivem sob a pele.

Embora essa ação seja algo comum, é preciso utilizar cosméticos capazes de combater o mau odor. Por isso, um dos itens mais usados na rotina de cuidados com o corpo é aquele capaz de providenciar esse controle. Apesar de o cosmético ser um item de uso diário, ainda há dúvidas sobre qual a melhor escolha.

Tanto os desodorantes quanto os antitranspirantes são responsáveis por evitar problemas relacionados ao suor e ao seu excesso, causado principalmente em dias de calor intenso. Apesar disso, esses dois produtos contam com diferenças significativas que devem ser consideradas antes de escolher o ideal para a utilização diária.

O que é desodorante?

Como o próprio nome diz, os desodorantes têm como principal função neutralizar e desodorizar o mau cheiro causado pelos microrganismos. Alguns produtos ainda oferecem o combate direto às bactérias presentes nas axilas. Fórmulas com antissépticos na composição inibem a proliferação de fungos e bactérias na região.

O que é antitranspirante?

Diferentemente do desodorante, os antitranspirantes são responsáveis por impedir que o corpo transpire, ou seja, ele atua como um bloqueador das glândulas sudoríparas, garantindo uma pele seca.

Apesar desse bloqueio, nem sempre os problemas relacionados ao mau cheiro são solucionados, já que o tempo de duração pode ser menor e sua eficácia pode ser reduzida de acordo com cada rotina. Além disso, o uso excessivo do produto pode gerar complicações, devido a sua composição.

Atenção aos ingredientes

Para que os produtos cumpram as funcionalidades, alguns cosméticos presentes no mercado contêm ingredientes que podem ser nocivos tanto para o corpo quanto para o meio ambiente. Por isso, antes de escolher o produto ideal, é essencial atentar-se à formulação de cada item e evitar aqueles que contêm ingredientes menos naturais.

O alumínio é o componente responsável por criar a barreira que inibe o suor. Presente principalmente nos antitranspirantes como cloridrato de alumínio, ele é considerado um dos ingredientes a serem evitados nos cosméticos. Já que, quando em contato com as axilas, ele pode causar obstrução e inflamação das glândulas. Além disso, pessoas com pele sensível podem desenvolver irritações e dermatites.

O triclosan é um ingrediente químico capaz de combater as bactérias do organismo. Embora ele esteja presente tanto nos desodorantes como nos antitranspirantes, é preciso ter cuidado. Pesquisas e estudos publicados pela Chemical Research on Toxicology e pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) apontam o ingrediente como um possível cancerígeno, por isso o composto é proibido em países como Canadá e Estados Unidos.

Além disso, é aconselhável evitar cosméticos que contenham álcool e fragrâncias com cheiro forte em suas composições. Essas substâncias podem fazer com que o indivíduo desenvolva alergias e problemas na pele.

Qual a melhor escolha?

A escolha do produto ideal pode variar de acordo com cada indivíduo. Pensando principalmente na composição dos produtos, eficácia e controle de odor, é aconselhável utilizar o desodorante natural como o principal produto a ser utilizado no dia a dia, já que ele possui ingredientes benéficos para a pele e não prejudiciais ao meio ambiente.

Já o antitranspirante deve ser usado com cautela. Ele é particularmente indicado para casos em que há condições que causem excesso de suor e problemas relacionados. Além disso, é aconselhável ainda evitar produtos com ingredientes prejudiciais.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 12 de fevereiro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete

Fale conosco Olá! Selecione um contato.