O risco de inadimplência das empresas como consequência das altas taxas de juros no país foi tema de debate no Brazil Economic Forum Zurich 2025, que reúne lideranças e investidores em Zurique, na Suíça, nesta quinta-feira (23/01). Durante o painel sobre desenvolvimento, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, falou ao presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Isaac Sidney, sobre a preocupação do empresariado brasileiro com o assunto.
“O mundo inteiro usa o mesmo remédio, que é elevar a taxa de juros para conter a inflação. Mas, no Brasil, os juros estão sem limites. Isso começa a prejudicar o capital tomado pelas empresas, e os índices de inadimplência vêm subindo assustadoramente. Da mesma forma, as recuperações judiciais vêm tomando conta do Brasil, no meio empresarial industrial e rural. Onde vamos parar com esta taxa?”, questionou Sérgio Longen.
O presidente da Febraban disse que o tema da inadimplência está no radar da entidade.
“A inadimplência para o setor bancário é algo absolutamente relevante na modelagem de risco de crédito. (…) Juros altos impactam sim o risco de crédito e uma maior probabilidade de inadimplência. Esse é um tema totalmente dentro do radar da Febraban e dos bancos. Nós ainda não estamos vendo que haja ou tem ocorrido impacto do aumento da Selic na inadimplência. Mas, resumindo, a inadimplência está no radar”, afirmou.
Longen demonstrou preocupação da classe empresarial com a dívida contraída a juros flexíveis, uma vez que a expectativa do mercado é que a Taxa Selic alcance patamares próximos a 16% ao ano. Sidney, que foi diretor do Banco Central, reconheceu que os níveis da taxa básica de juros estão elevados no Brasil e fez uma defesa do trabalho técnico realizado pela autoridade monetária.
“É algo que sacrifica a economia e a atividade econômica. Mas é algo necessário. Não estou aqui defendendo esse patamar de juros elevados, estou defendendo o trabalho do Banco Central, que é técnico. (…) Estou bastante seguro de que, nesse momento, por mais amargo que seja o remédio, é absolutamente necessário”.
O Brazil Economic Forum Zurich 2025 é um evento promovido pelo LIDE (Grupo de Líderes Empresariais).