Vilson Nascimento
As polícias, Civil dos dois municípios vão apurar casos de furto de gado ocorridos na zona rural, em Amambai e em Coronel Sapucaia.
Em Amambai ladrões abateram, no início da noite dessa quinta-feira, 2 de janeiro, uma vaca em uma propriedade rural localizada na Rodovia MS-156, trecho que liga Amambai a Tacuru, na região conhecida como Bila.
Segundo o produtor rural, os larápios abateram a rês em uma localidade de mata, no interior da pastagem e levaram apenas um quarto, deixando o resto da carcaça no local.
De acordo com o produtor rural, um homem de 73 anos, a possibilidade é que os larápios tenham levado apenas uma parte da vaca abatida por terem notado a aproximação de pessoas, já que ao notar o rebanho agitado, moradores da propriedade rural teriam saído para averiguar.
Em Coronel Sapucaia
No final da tarde da quarta-feira, dia 1 de janeiro, no município de Coronel Sapucaia, ladrões invadiram uma propriedade rural localizada na divisa com a comunidade indígena Aldeia Taquaperi, abateram, carnearam uma vaca e levaram a carne, deixando para trás somente parte da cabeça.
Segundo a ocorrência policial, ao perceber o rebanho agitado o capataz da fazenda teria saído fazer rondas na pastagem, onde percebeu a presença de um grupo de pelo menos seis pessoas, segundo ele todas indígenas, armadas com pedaços de madeira e trafegando em meio a pastagem e em ato contínuo, o funcionário localizou os restos do animal abatido. Segundo a ocorrência policial essa foi a décima vez que a propriedade rural é alvo de ações dessa natureza, crime este qualificado como “abigeato”.