24.8 C
Amambai
domingo, 22 de dezembro de 2024

Combine temperos para acrescentar sabor nas refeições

Aprenda a usar a cozinha como um laboratório, teste novas combinações e descubra como temperos podem transformar a rotina

Para cozinhar, é preciso saber harmonizar em vias de criar um resultado satisfatório. Na culinária, os temperos são responsáveis por transformar uma refeição em uma experiência única.

Saber combinar temperos corretamente vai além de ser uma questão de sabor, pois também é uma forma de cuidar da saúde[1] . Seja na qualidade dos produtos ou com o objetivo de melhores resultados nos exames[2] , os temperos desempenham uma importante função nos pratos do dia a dia.

Temperos frescos

Uma boa dica é utilizar os temperos-base combinados com os naturais frescos da horta. Tomilho, manjericão e alho-poró são excelentes para agregar sabor e aprimorar receitas com um toque especial.

O tomilho possui aroma levemente apimentado e realça carnes, sopas e vegetais assados. Por isso, ele é ótimo para combinar com limão, mel e azeite. Já o manjericão é indispensável para massas e pratos italianos com tomate, conferindo frescor e delicadeza.

O alho-poró, por sua vez, traz uma nota adocicada que combina perfeitamente com caldos e recheios. Usar esses ingredientes no momento certo do preparo, geralmente no final do cozimento, preserva seus aromas e sabores naturais.

Temperos secos tradicionais

Sendo fáceis de armazenar e muito versáteis, os temperos secos possuem uma infinidade de possibilidades. Para uma mistura harmônica, é preciso conhecer o perfil de cada tempero, com características como doce, defumado, picante, herbal e terroso.

Uma dica para não errar é combinar aromas complementares, como picante e doce. Cominho e coentro em pó são uma mistura clássica em pratos indianos, assim como o alecrim combina muito bem com frangos e carnes mais leves.

Em receitas que exigem algo mais especial, adicionar gengibre em pó com noz-moscada traz um sabor marcante, bem como misturas como açúcar mascavo, sal e pimentas, que fazem uma boa combinação para assados.

Molhos e óleos

Além dos temperos frescos, molhos e óleos especiais podem enriquecer ainda mais os pratos. Eles surpreendem no momento de inovar alguma receita. O molho inglês, por exemplo, possui base de vinagre e especiarias, ideal para dar profundidade a carnes e ensopados.

Já o óleo de gergelim, popular na cozinha asiática, é perfeito para frituras e salteados, pois tem sabor sutilmente doce. São ideais para misturas com blends caseiros e para tostar na chapa.

Utilizar manteiga de castanha-de-caju, uma opção vegana, também acrescenta sabor às receitas, das mais simples às mais complexas. Ao tostar na frigideira os temperos secos, o aroma e o sabor ficam mais fortes, e isso intensifica a transformação de receitas simples.

Alternativa saudável 

O sal é o tempero mais usado no mundo e serve como base para muitas receitas. Porém, quando consumido em excesso, se torna um problema de saúde, associado a hipertensão e doenças cardiovasculares, bem como influencia o alto índice de colesterol.

Existem várias maneiras de reduzir o sódio nas receitas sem comprometer o sabor, uma delas, por exemplo, é estudar o que é glutamato monossódico e como usá-lo. Conhecido como MSG, o glutamato é um realçador de sabor que pode ajudar a reduzir em até 37% do sódio em receitas.

É uma alternativa amplamente utilizada na culinária, pois intensifica o sabor natural dos alimentos. Basta acrescentar uma pitada em sopas, molhos e marinadas, por exemplo, podendo ser combinado com os demais temperos secos.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 20 de dezembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete