No final do mês de novembro (29), policiais militares de Amambai colaboraram com a Capacitação do Programa Mulher Segura (PROMUSE) na cidade de Três Lagoas–MS.
O PROMUSE foi implantado inicialmente em Amambai no ano de 2014, ainda como projeto, e em 2018 se tornou um programa da PMMS que estabelece os protocolos da instituição no enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. O PROMUSE da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ªCIPM) serve como modelo para o estado, pois fiscaliza as medidas protetivas de urgência expedidas pelo Poder Judiciário, realiza visitas técnicas para as mulheres em situação de risco e encaminha as necessidades constatadas à rede de proteção à mulher no município, visando a prevenção de novos casos de violência. Todos os policiais militares participam ativamente do programa, seja na esfera do comando, a quem cabe a coordenação; como componente da equipe técnica, organizando o recebimento das medidas e realizando visitas e palestras; ou como componente das Rádios Patrulhas, no atendimento das chamadas 190 e na fiscalização de cumprimento das medidas protetivas para proteger as mulheres vítimas.
Além disso, desde 2020, em Amambai, a Polícia Militar mantém um projeto em parceria com o Poder Judiciário, voltado para orientação de homens autuados em Medidas Protetivas de Urgência. O Projeto Reinventando Masculinidades, como é chamado, consiste numa palestra individual, ministrada por um policial militar, abordando sobre as masculinidades e a violência contra a mulher, visando promover a responsabilização do homem e prevenir a reincidência deste no crime de violência doméstica.
Devido às experiências e boas práticas locais, os policiais militares da 3ª são solicitados por outras unidades, em outros municípios do estado, para multiplicarem o conhecimento adquirido, incentivando a implantação do PROMUSE por todo o estado. Além de Três Lagoas, a 3ª CIPM colaborou com capacitações do PROMUSE em Dourados, Campo Grande e Aquidauana.
Fonte: ASSECOM 3ª CIPM