Com os trabalhos da atual gestão do prefeito Francisco Piroli e do vice-prefeito Massao Hara, juntamente com a Câmara de Vereadores, a cidade de Sete Quedas avançou significativamente na gestão de resíduos sólidos com novos investimentos em sua coleta seletiva, viabilizados através do programa ITAIPU Mais que Energia.
Na manhã desta sexta-feira (06), o vereador Erlon Daneluz, o secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Valdomiro Luiz de Carvalho (conhecido como Miro do Carioca), e o empresário Rinaldo Furlan visitaram a Unidade de Triagem de Resíduos Sólidos (UTR) para receber os novos equipamentos adquiridos para a melhoria do serviço.
Entre os destaques da modernização está um caminhão 0 km, tipo furgão, equipado com ar-condicionado, estrutura reforçada em aço e sistema de som acoplado, que será utilizado na coleta seletiva de resíduos.
Outros investimentos incluem:
• Esteira de separação de resíduos, com estrutura metálica anticorrosiva, motor elétrico de 1kW, proteção lateral em borracha e sistema de desligamento de emergência para garantir a segurança dos operadores.
• Esteira de elevação de resíduos, com taliscas fixas, estrutura metálica robusta, lona reforçada e pintura eletrostática para maior durabilidade.
• Prensa enfardadeira vertical, equipada com sistemas de segurança que seguem rigorosamente as normas da ABNT e regulamentações vigentes, além de oferecer maior eficiência na compactação dos resíduos.
A iniciativa também contou com o acompanhamento técnico do engenheiro agrônomo Afonso S. Neto, do Diretor de Departamento Hudson Borghezan, da bióloga Marinalva Barbosa e de Beatriz, presidente da Cooperativa Recicla Sete Quedas, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o incentivo à economia circular na região.
Os novos equipamentos não apenas ampliam a capacidade operacional da coleta seletiva, mas também promovem a valorização ambiental, alinhando Sete Quedas às práticas de gestão sustentável.
Fonte: ASSECOM – Prefeitura Municipal de Sete Quedas/MS