Nesta quinta-feira, 5 de dezembro, o prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, recebeu a confirmação dos recursos para a construção do Anel Viário do município em audiência realizada diretamente da sede do MERCOSUL, em Montevidéu, Uruguai.
A cerimônia, aberta pelo Ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Omar Paganini, contou com a presença das equipes do FOCEM (Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul), que financia projetos de integração regional, e do FONPLATA (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata), responsável por apoiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento social na região, além do Ministério do Planejamento do Governo Federal.
Além da reunião em Montevidéu, Dr. Bandeira fez o anúncio das novidades em uma transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Amambai, onde esteve acompanhado pela Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, que tem sido uma grande parceira na articulação dos recursos para o projeto. Durante o evento, também participou a Ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, que prestigiou o momento de celebração dessa conquista.
“Hoje tenho a grata satisfação de fazer esse anúncio graças ao apoio incondicional da nossa Ministra Simone e do nosso governador Eduardo Riedel, o Anel Viário será uma grande obra para Amambai, tirar o trânsito pesado do centro da nossa cidade sempre foi uma meta da nossa gestão, a sensação é de dever cumprido”, disse o prefeito Dr. Bandeira.
O Anel Viário de Amambai será fundamental para melhorar a mobilidade urbana e a logística da cidade. O projeto, que terá um impacto significativo no transporte de cargas e no trânsito local, abrangerá a rodovia MS-386, com início na saída para Ponta Porã, passando pela saída para Caarapó, Tacuru, na MS-156, e seguindo até a saída de Juti, na MS-289. Além de aliviar o tráfego urbano, a obra proporcionará mais segurança e eficiência no transporte, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.
O projeto conta um aporte de 5,1 milhões de dólares do FOCEM e de 1.900 mil dólares do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, demonstrando a força da união e de uma gestão eficiente e comprometida. Agradecimentos especiais foram direcionados à Ministra Simone e ao Governador Eduardo Riedel, fundamentais para transformar essa conquista em realidade.
“Há 12 anos não temos esse FOCEM no Brasil, quitamos todas as dívidas para que os municípios de fronteira pudessem ter esse financiamento para realizar um sonho antigo que conheço do contorno viário dessa cidade. Nós temos sete projetos que serão aprovados, mas o seu saiu na frente por causa da sua competência, sempre nos ligava, sua equipe foi eficiente, o mérito é seu, Dr. Bandeira”, afirmou a Ministra.
Durante sua estadia em Montevidéu, Dr. Bandeira já esteve reunido com importantes autoridades, como Carolina Vera, coordenadora regional do FONPLATA, Eliana Dam, vice-presidente de Operações e Países, Sebastião Nunes da Silva, representante do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Bruno Cassiano, chefe da Divisão de Projetos e Integração Regional do Ministério do Planejamento e Orçamento, e Luciana Botafogo, presidente do FONPLATA. Também participaram da reunião Antonio Simões, Embaixador do Brasil junto ao Mercosul e ALADI, Verónica Ríos, coordenadora executiva da Unidade Técnica do FOCEM, João Moura, técnico sênior do FOCEM, Laura Nunes, coordenadora de Comunicação e Informação do FOCEM, Sonia Gonzales, técnica sênior do FOCEM, e Marcel Felices, analista de projetos do FOCEM.
Com a confirmação dos recursos, Amambai dá mais um passo rumo ao futuro, com um projeto que não apenas melhora a infraestrutura, mas também reforça a posição da cidade como um polo de desenvolvimento na região.
>> Confira à live divulgada pela Prefeitura de Amambai.
Fonte: Pauta Geral