“E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim” (Mt 24.14).
O termo Evangelho significa boa mensagem, boa notícia ou boas-novas! Reino, significa Governo, Reinado ou ação de reinar. A expressão Evangelho do Reino significa Boas notícias do Governo de Deus. O evangelho é o poder para a salvação: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego” (Rm 1.16).
Gente é uma quantidade não determinada de pessoas; povo, multidão, população. O Senhor Jesus Cristo declarou que o evangelho do Reino será pregado em todo mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim (Mt 24.14). Ele não disse que todos serão salvos, mas que o evangelho será pregado para todos. Para ser salvo precisa crer: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Mc 16.16).
Pregar o Evangelho do Reino é anunciar as boas notícias de Cristo e do seu Governo sobre a vida do homem, apresentando a Jesus como seu Rei e Senhor: “E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de Deus, respondeu-lhes e disse: O Reino de Deus não vem com aparência exterior.Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Porque eis que o Reino de Deus está entre vós” (Lc 17.20,21).
Existem dois reinos: O Reino de Deus e o Reino das Trevas. Quem crê em Jesus Cristo é resgatado do Reino das Trevas para o Reino de Deus: “Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor,em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados” (Cl 1.13,14).
O Reino de Deus é onde Deus reina. O Reino de Deus está na vida de um discípulo. Para ser um discípulo, precisa permanecer na sua Palavra: “Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulose conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8.31,32).
Quem crê e se firma na Palavra de Deus, é um discípulo do Senhor e está salvo. Quem não crê, continua condenado por não crer: “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más” (Jo 3.18,19).
O perdão e salvação são confirmados ao que crê, quando confessa Jesus Cristo: “A saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, será salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” (Rm 10.9,10).
Quem crê, passa a ser guiado pelo Espírito do Senhor: “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito” (Rm 8.1). O evangelho está sendo pregado por todo o mundo!