Manifestações lideradas por apoiadores de Delfino Borvão geram transtornos; liderança contesta legitimidade de eleição na Aldeia Limão Verde
A rodovia que liga Amambai a Tacuru foi bloqueada nesta segunda-feira (25) por um grupo de indígenas em protesto contra a validação do segundo turno da eleição na Aldeia Limão Verde, que declarou Oldeir Pavão como líder eleito. Delfino, adversário de Oldeir, contestou o resultado e afirmou que a comunidade não aceitou o pleito, alegando irregularidades, como a participação de eleitores não indígenas e vindos de outras aldeias.
Às 16h16, Delfino esclareceu à equipe da Gazeta que a rodovia já havia sido liberada. Ele explicou que a manifestação foi motivada pela insatisfação com o processo eleitoral, que, segundo ele, desconsiderou a legitimidade do primeiro turno, quando foi eleito pela maioria. “Estamos levando o caso à justiça comum para que o juiz decida qual eleição será válida”, declarou.
Impacto do bloqueio
Durante o período de bloqueio, veículos enfrentaram dificuldades para trafegar na região, gerando reclamações de motoristas e trabalhadores que dependem da via. A Polícia Militar foi acionada para acompanhar a situação e garantir a segurança.
Apesar do desbloqueio, a situação na Aldeia Limão Verde continua tensa, com lideranças se mobilizando para contestar o resultado da eleição.