Redação
Na terça-feira, dia 19, a Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais (SEAF) realizou uma reunião em Amambai para tratar da aplicação de um programa destinado às comunidades indígenas do município e de Paranhos. A iniciativa busca fomentar a geração de renda e incentivar o início de atividades produtivas, como criação de galinhas e suínos ou cultivo agrícola.
O encontro contou com a presença de Donizete Viaro, prefeito de Paranhos; Carlinda Rezende, coordenadora estadual do Programa Fomento Rural e de Compras Institucionais da SEAF/SEMADESC; Edilson Sarate, coordenador da Agricultura Familiar da SEAF/SEMADESC; e Lívia Maria Sanches dos Santos, coordenadora dos gestores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Viaro foi acompanhado por Paulo Cezar Farias, coordenador político da FETRAF/MS, e Ubaldo Fernandes, capitão da comunidade indígena Paraguaçu e vereador eleito em 2024.
Em Paranhos, o projeto prevê a transferência de recursos para 805 famílias indígenas, sendo que 400 delas receberão R$ 4,6 mil em duas parcelas de R$ 2,3 mil, com a primeira a ser paga no início de dezembro. As aldeias beneficiadas e o número de famílias contempladas são: Sete Cerros (94), Ypo’i (50), Paraguaçu (138), Potrero Guaçu (157), Pirajuí (248) e Arroio-Korá (118).
A seleção das famílias beneficiadas foi realizada pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com base em dados dos cadastros governamentais. O critério priorizou famílias já inscritas em programas sociais do Governo Federal, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Minha Casa, Minha Vida.