Concluir uma graduação é sempre uma grande conquista, mas depois chega o momento mais aguardado: exercer o ofício como um profissional formado. Muitas pessoas desejam começar essa fase com o pé direito, abrindo seu próprio negócio e empreendendo na área. Esse é um sonho perfeitamente possível, mas que está inevitavelmente ligado a uma série de desafios.
O principal obstáculo para se abrir o próprio negócio quase sempre está concentrado na parte financeira. Na maioria dos casos, uma pessoa que acabou de concluir a faculdade ainda está longe de alcançar uma carreira estável e bem remunerada, então reunir a quantia em dinheiro necessária para se obter a autonomia profissional pode levar um tempo considerável.
Nesse caso, a melhor alternativa está nos empréstimos. Usar sua linha de crédito para conseguir uma boa quantia em dinheiro acaba sendo o método mais rápido para fazer o sonho do empreendimento acontecer. Existem diferentes modalidades disponíveis, e cada uma atende a um público específico, então é importante estudar bem a possibilidade para encontrar a mais adequada.
O que levar em consideração?
Pedir o empréstimo acaba sendo uma das últimas etapas desse processo. É muito importante analisar bem a situação e o mercado, a fim de saber com exatidão todos os investimentos necessários para se abrir a empresa. Todo empréstimo é uma dívida a longo prazo, sempre acrescida de juros, então, quanto menos dinheiro estiver envolvido, melhor para o empreendedor.
O planejamento do orçamento precisa considerar aluguel de ponto comercial (já pensando em uma localização estratégica), compra de equipamentos e produtos necessários para o ofício, contratação de colaboradores e as despesas básicas dos primeiros meses do negócio, como água, luz, internet, etc. A partir disso, torna-se possível chegar ao valor ideal.
Qual o melhor empréstimo para recém-formado?
Essa é uma pergunta bem relativa, já que tudo vai depender da renda do indivíduo e dos seus hábitos de consumo. Um empréstimo pessoal costuma garantir quantias maiores para quem tem um score mais elevado, algo que nem sempre é possível garantir no início da carreira profissional.
Diante disso, uma das melhores opções acaba sendo o empréstimo com garantia. Nessa modalidade, o indivíduo concede algum bem de valor à instituição financeira como compensação, caso não consiga arcar com as parcelas. O empréstimo com garantia de veículo, por exemplo, usa um automóvel para fechar o acordo.
Os empréstimos com garantia são bem mais flexíveis em relação às quantias obtidas, garantindo valores maiores de acordo com o bem oferecido. A modalidade acaba sendo a mais vantajosa para aqueles que ainda não possuem uma linha de crédito muito alta.
Fonte: Assessoria de Comunicação