Vilson Nascimento
Delfino Borvão foi eleito nesse domingo, 3 de novembro, a nova liderança (capitão) da Aldeia Limão Verde, em Amambai.
Delfino, que tem como vice-capitão o Paulo Isidoro e vai liderar a comunidade local até 2028, objete 251 votos contra 250 do segundo colocado, Oldeir Pavão, que obteve 250 votos.
Além de Delfino Borvão e Oldeir, outros três candidatos participaram do pleito eleitoral. Denildo Montiel obteve 178 votos, José Martins 91 votos e Nissio Araújo 29 votos.
A votação na comunidade indígena que segundo o Siasi (Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena) conta com uma população de 2.800 mil habitantes, aconteceu durante o dia desse domingo, 3 de novembro, nas dependências da Escola Municipal Polo Indígena Mbo’Erenda Tupã`i Ñandeva, na comunidade Limão Verde e, segundo a organização, 799 pessoas compareceram para votar.
No total foram registrados 9 votos nulos e 9 votos em branco e a posse da nova liderança aconteceu logo em seguida ao anúncio oficial do resultado das urnas.
A Polícia Militar e a Força Nacional, bem como integrantes da Funai (Fundação Nacional do Índio) acompanharam as eleições para novas lideranças nas comunidades indígenas de Amambai nesse domingo.