A pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Ranking para a Prefeitura de Amambai apresentou uma diferença significativa em relação ao resultado final das eleições de 2024. A pesquisa estimulada, conduzida entre os dias 1º e 4 de outubro, mostrava Janete Córdoba (PSDB – 45) com 47% das intenções de voto, seguida por Sérgio Barbosa (MDB – 15), que aparecia com 36%.
No entanto, o resultado nas urnas foi diferente. Sérgio Barbosa venceu a eleição com 52,63% dos votos, enquanto Janete Córdoba obteve 31,07%, resultando em uma diferença de 33 pontos percentuais entre a previsão da pesquisa e a realidade.
Outros candidatos também apresentaram variações. Luciney Bampi (PT – 13), que tinha 2% das intenções de voto na pesquisa estimulada, obteve 10,09% no resultado oficial. Renato do Novo (NOVO – 30), Daniel Lemes (PCO – 29) e Igor Limosine (PRD – 25) também apresentaram discrepâncias entre as intenções de voto e o desempenho nas urnas.
Segundo o advogado Odil Puques, que atuou pela Coligação Amambai muito mais para você, foram ajuizadas algumas representações contra referido instituto, uma delas porque trocou o nome da vice de um dos candidatos, outra porque apresentou o disco de questionário incompleto. “Pedimos aplicação de multa eleitoral porque claramente o resultado da pesquisa estava em dissonância com a verdade real, e o resultado final da eleição comprovou a nossa tese” afirmou o advogado.
A pesquisa, registrada sob o número MS-09354/2024, entrevistou 400 eleitores.
Fonte: Assessoria de Comunicação