24.9 C
Amambai
terça-feira, 28 de janeiro de 2025

A bailarina da fronteira que leva a cultura paraguaia ao mundo

Redação

Nascida na cidade brasileira de Paranhos e atualmente moradora de Ypejhú, no Paraguai, Vanessa Rumith Gomez, de 16 anos, já carrega consigo o peso e a honra de ser uma das representantes da rica cultura paraguaia por meio da dança. Aluna da Escola Santiago Benítez, ela tem mostrado suas raízes com paixão e dedicação em diversos eventos.

Recentemente, Vanessa participou do 1º Desfile Folclórico del Paraguay, realizado no Sambódromo de Encarnación, em Encarnación (PY), uma cidade na fronteira com a Argentina. No evento, organizado pela diretora Luna Britez Franco, Vanessa e suas colegas bailarinas encantaram o público com graça, talento e energia, transformando a ocasião em uma celebração da cultura paraguaia. Cada passo, cada movimento, carregava consigo história, tradições e arte, envoltas em um espetáculo que deixou a plateia emocionada.

Mas esse não foi o único momento de destaque para Vanessa. No ano passado, ela também participou de um feito histórico para o Paraguai: estabelecer um recorde no Guinness World Records, no qual 580 bailarinas de diversas cidades do país se uniram na “Maior Dança Paraguaia com Garrafas Realizada por Mulheres” (em tradução livre). Foram usadas mais de 2.300 garrafas durante a coreografia, um feito que demonstrou a habilidade, força e união.

Vanessa também já foi reconhecida pela Câmara Municipal de Paranhos, onde recebeu das mãos dos vereadores locais uma grande homenagem pelo seu empenho em promover a cultura paraguaia. Ela também já teve a oportunidade de se apresentar para o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, fortalecendo sua posição como uma jovem que leva orgulho não apenas para o Paraguai, mas para toda a região fronteiriça, especialmente sua cidade natal.

Apesar de tantos êxitos, para Vanessa, a dança sempre foi um hobby e uma grande paixão. Em 2025, ela planeja encerrar sua carreira de bailarina para se dedicar aos estudos universitários. Mesmo assim, o impacto de suas apresentações certamente permanecerão por muitos anos.

Vídeo: Arquivo pessoal
Vídeo: Arquivo pessoal

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de janeiro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete