Redação
Pela primeira vez, o Operário Atlético Caarapoense, de Caarapó, representará Mato Grosso do Sul na Copa São Paulo de Futebol Júnior, que começará em janeiro de 2025. A equipe garantiu sua vaga ao se destacar no Campeonato Estadual Sub-20, assegurando a oportunidade de competir em uma das mais prestigiadas competições de base do futebol brasileiro.
Em entrevista ao Jornal A Gazeta, o técnico Fernando Lopes comentou sobre o desempenho dos jogadores e suas expectativas para o futuro. Sob sua liderança, o time superou desafios e conquistou vitórias importantes durante o campeonato sul-mato-grossense.
Lopes destacou a evolução da equipe ao longo do Campeonato Estadual, afirmando que, apesar das dificuldades, os jogadores demonstraram amadurecimento e comprometimento, fatores essenciais para alcançar os melhores resultados. “Nossa chave foi muito difícil. Nossa equipe foi amadurecendo jogo a jogo. Nossos atletas compraram a ideia de trabalho com muita dedicação. Isso fez com que nos fortalecêssemos durante a competição e conseguíssemos chegar à final”, comentou o treinador.
Sobre a importância da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que reúne mais de 100 equipes de todos os estados brasileiros, Lopes ressaltou que essa competição oferece visibilidade aos atletas e clubes em âmbito nacional. “A Copa SP é a competição mais importante do Brasil nessa categoria. Essa competição dá uma visibilidade muito grande para os atletas e para os clubes que a disputam. O Brasil inteiro fica envolvido nessa competição, é a chance que os atletas de clubes menores têm de aparecer para o cenário nacional e os clubes de apresentar seus jogadores”, explicou.
Questionado sobre os preparativos, Lopes afirmou que o foco, por enquanto, está na final do Campeonato Estadual, mas que após esse compromisso a equipe se organizará para garantir uma boa campanha na Copa São Paulo. Ele também mencionou que a preparação incluirá uma intertemporada antes do início da competição.
Quanto aos desafios de enfrentar equipes de outros estados, Lopes reconheceu que é cedo para definir estratégias específicas, mas destacou a relevância da experiência adquirida em competições anteriores. “Temos que aguardar os chaveamentos e depois pensar nisso. Como já disputei algumas, sei das dificuldades”, disse.
Por fim, o treinador enfatizou as lições aprendidas no Campeonato Estadual, que incluem a importância da competitividade e da mentalidade vencedora, e expressou sua gratidão pelo apoio recebido da população e do prefeito André Nezzi. “É inédito para a cidade de Caarapó ter conseguido uma das vagas para a Copa SP. É um sonho realizado”, concluiu.
Também entrevistado pela reportagem do Jornal A Gazeta, o presidente do Operário Atlético Caarapoense, Giovanni Jolando, destacou que o principal desafio enfrentado pelo clube é a captação de recursos. Segundo ele, a cultura de patrocínio é limitada no Estado, o que força os clubes a dependerem de apoio público e ações esporádicas de arrecadação. “O apoio logístico da Prefeitura de Caarapó, da Câmara de Vereadores e da Liga Esportiva foi essencial para alcançarmos essa conquista”, acrescentou.
O presidente enfatizou a importância do momento atual, descrevendo-o como “a coroação de um trabalho a longo prazo, que começa com as escolinhas e avança de categoria em categoria, até chegarmos a essa que é a mais importante vitrine do futebol brasileiro”. Porém, ele ressaltou que o foco agora é fortalecer a equipe para garantir um desempenho consistente na Série B do Estadual e preparar os atletas. “É uma oportunidade única do clube mostrar o seu trabalho na base e também de negociar atletas com clubes dos grandes centros”.
Jolando destacou o entusiasmo da população de Caarapó, que “está muito feliz e orgulhosa com sua equipe. Há uma grande expectativa para ver a cidade representada pela primeira vez na maior competição de categoria de base do país e para enfrentar as melhores equipes do Brasil”, afirmou o presidente. Ele também mencionou que este momento representa um sonho se tornando realidade.
Além do Operário Atlético Caarapoense, o Dourados Atlético Clube, de Dourados, também representará, pela primeira vez, o Estado de Mato Grosso do Sul na próxima edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Ambos disputarão uma vaga na Copa do Brasil Sub-20.