32.5 C
Amambai
quinta-feira, 21 de novembro de 2024

José Bambil entra na Justiça para continuar no PL

O PL (Partido Liberal) está numa disputa judicial para decidir quem apoia para disputar as eleições em Amambai, se Janete Córdoba (PSDB) ou Sergio Barbosa (MDB). José Bambil foi destituído da presidência do partido em Amambai no início de julho por decisão da direção estadual, que decidiu caminhar politicamente com o PSDB, mas no último dia 04 entrou com mandado de segurança na Justiça de Amambai, que encaminhou a decisão para o Tribunal Regional Eleitora, que através do juiz Carlos Alberto Almeida de Oliveira Filho, decidiu, de forma liminar, atender ao pedido e reestabeleceu a antiga comissão provisória municipal sob a direção de Bambil e suspendeu a comissão formada até então.

Com a decisão, José Bambil voltou à presidência do PL municipal e durante convenção na segunda-feira, 05, firmou aliança de apoio ao candidato do MDB, Sergio Barbosa. O advogado Dr. Odil Puques, do escritório Puques, Brescovit & Domingues, que entrou com a liminar, em nota enviada à imprensa, disse que “foi a falta de oportunidade para a antiga comissão executiva partidária se defender”. De acordo com o advogado, o diretório anterior não teve acesso ao devido processo legal, um princípio constitucional fundamental. “Não foi oportunizada nenhuma chance de defesa, nenhum ato administrativo que subsidiasse a decisão,” afirmou o advogado, enfatizando que é necessário fornecer um motivo claro e uma chance de defesa, o que não ocorreu.

A segunda questão mencionada por Odil Puques foi o impacto negativo sobre os pré-candidatos do partido. De acordo com ele, todos eles tinham projetos políticos, investimentos e sonhos, que foram frustrados pela decisão do partido em se aliar ao PSDB, impedindo-os de concorrer às eleições. “Os pré-candidatos tinham gastos, sonhos e não conseguiram ser candidatos por conta da determinação do partido em se aliar com o PSDB,” explicou.

Outro lado

O Jornal A Gazeta falou com o advogado Vinicius Monteiro Paiva, de Campo Grande, que defende a decisão do PL Estadual. Segundo ele, o partido estadual recebeu com surpresa a decisão tomada pela suspensão da diretoria do PL em Amambai; foi uma decisão muito rápida, e agora os advogados de defesa estudam o processo para ver qual o melhor caminho a ser tomado para restituir a diretoria anterior.

Na segunda-feira (5), último dia para a realização das convenções, O PL de Amambai fez duas convenções, a primeira coligando com a candidatura do PSDB, quando o presidente do PL era Evandro Keithel, e logo após, com a liminar a antiga provisória do PL fez outra convenção coligando com a candidatura do MDB, lançando inclusive 14 candidatos a vereador.

Para realizar a convenção, o partido tem que respeitar os prazos e fazer publicação de edital e cadastro no sistema eleitoral, o que foi feito pela direção de Evandro Keithel, e segundo o advogado Odil Puques, tão logo a Justiça deu liminar favorável ao José Bambil, o PL fez a outra convenção, tendo os trâmites legais já realizados.  

Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 20 de novembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete